Tratamento genético deixa células da pele até 40 anos mais jovens

• Os pesquisadores investigaram se eles poderiam rejuvenescer as células da pele usando uma técnica semelhante por trás de Dolly, a ovelha clonada.
  • De acordo com várias medidas epigenéticas e celulares, eles descobriram que a técnica poderia tornar as células da pele até 40 anos mais jovens.
  • Os autores do estudo dizem que sua pesquisa é uma prova de princípio e requer mais investigações antes de ser usada em humanos.
  • Um tratamento genético pode tornar as células da pele até 40 anos mais jovens, de acordo com a mais recente pesquisa de prova de princípio. Imagens de Noam Galai/Getty

O envelhecimento é o declínio gradual da função celular e tecidual ao longo do tempo. Isso é caracterizar por vários fatores, incluindo atrito dos telômeros, instabilidade genética e proteínas mal dobradas.

A progressão de algumas mudanças relacionadas à idade pode ser medida e usada para prever idade em humanos.

Célula-tronco pluripotente induzida (iPSC) A reprogramação é um processo no qual qualquer célula pode ser convertida em um estado semelhante a uma célula-tronco embrionária. As células-tronco embrionárias podem ser transformadas em qualquer célula. O iPSC pode, assim, reverter as alterações associadas à idade, incluindo o atrito dos telômeros e o estresse oxidativo.

Uma forma inicial da técnica foi usada na ovelha “Dolly”, o primeiro mamífero clonado de uma célula somática adulta em 1996.

A reprogramação de iPSC, no entanto, resulta em uma perda da identidade e função da célula original. Pesquisas sugerem que abordagens iPSC de curto prazo podem preservar a identidade celular e reverter alterações relacionadas à idade em camundongos.

Compreender se uma abordagem de reprogramação parcial de iPSC pode rejuvenescer as células humanas pode ajudar os pesquisadores a desenvolver novos tratamentos para condições relacionadas à idade, incluindo doenças cardíacas, diabetes e distúrbios neurológicos.

Pesquisadores aplicaram uma técnica parcial de iPSC a células da pele de meia-idade em um estudo recente.

De acordo com medidas moleculares, eles descobriram que as células ficaram até 40 anos mais jovens, incluindo relógios de metilação de DNA e transcriptomas.

“Mostramos que, usando esta técnica, podemos, em laboratório, rejuvenescer as células”, disse Ines Milagre, Ph.D., do Instituto Gulbenkian de Ciencia, Portugal, um dos autores do estudo, ao Medical News Today.

“Essas células parecem ser mais como células mais jovens, pelo menos parcialmente, nas funções que testamos, como produção de colágeno e em ensaios de cicatrização de feridas”, acrescentou.

“Aqui, os autores afirmam que, se tentarem fazer iPSCs a partir da pele, mas interromperem o processo no meio do caminho, obterão células da pele com propriedades semelhantes às células da pele de pessoas muito mais jovens”, David J. Cutler, Ph.D., professor de genética humana da Escola de Medicina da Universidade Emory, que não esteve envolvido no estudo, disse ao MNT.

“Uma afirmação tão surpreendente requer muito mais evidências do que as apresentadas aqui”, acrescentou.

O estudo foi publicado no eLife .

Rejuvenescimento das células da pele

Os pesquisadores introduziram vetores virais em células da pele de três doadores epigeneticamente com idades entre 45, 49 e 55 anos para o estudo. Os vetores virais forçaram a expressão de quatro proteínas conhecidas como fatores Yamanaka que podem induzir a formação de células-tronco.

No entanto, em vez de expor as células aos vetores virais pelos 50 dias necessários para a reprogramação celular completa, eles removeram as células após 10, 13, 15 ou 17 dias.

Ao medir a idade de metilação do DNA das células, eles descobriram que 10 dias de exposição reduziram a idade celular em 20 anos e 17 dias de exposição em 40 anos.

Eles relataram resultados semelhantes de outras medidas celulares.

Eles também descobriram que outros relógios epigenéticos podem rejuvenescer mais tarde no processo de reprogramação, sugerindo que o rejuvenescimento celular ocorre em etapas.

Eles observaram ainda que, após 17 dias, as células provavelmente entrariam em uma “fase de estabilização” na qual não manteriam mais sua identidade original.

Resultados questionáveis, por enquanto

Quando solicitado a comentar as descobertas, o Dr. Cutler explicou que as medidas do relógio epigenético podem não refletir como as células se comportam no corpo humano.

“Os autores afirmam que as células da pele tratadas são mais semelhantes às células da pele de uma pessoa mais jovem do que às células de uma pessoa mais velha”, disse ele, “[No entanto], se elas estão mais próximas de uma pessoa mais jovem ou mais velha é uma proposição 50:50 .”

“Há realmente pouca evidência de que essas células são realmente 'mais jovens' ou se comportariam como células mais jovens se colocadas em um ser humano. [Eles simplesmente descobriram] que as células da pele tratadas são mais parecidas com as células da pele mais jovens nas poucas maneiras muito estranhas em que isso foi medido”, explicou ele.

“É de suma importância afirmar que este é apenas um experimento de prova de princípio”, enfatizou o Dr. Milagre, “Foi feito em um prato, em ambientes de laboratório, para ver se era possível rejuvenescer as células .”

“Os vetores e proteínas usados ​​neste estudo podem ser perigosos para as células normais, tendo a capacidade de transformá-las em células cancerígenas. Este é apenas o primeiro passo e está muito longe de ser uma solução clínica”, disse ela.

Direções futuras

Quando perguntado como essas descobertas podem contribuir para o tratamento de condições relacionadas à idade, como doenças cardíacas, diabetes e distúrbios neurológicos, o Dr. Cutler disse:

“Esta pesquisa é muito preliminar e um pouco improvável demais para ser levada a sério neste estágio. A pesquisa do iPSC é uma das mais importantes na área médica. Se essas técnicas realmente funcionarem e forem generalizáveis, elas podem simplificar o processo de obtenção de novas 'células' para devolver a um paciente”.

O próximo objetivo dos pesquisadores é ver se a tecnologia também pode funcionar em outros tecidos, como músculo, fígado e células sanguíneas.

Em última análise, eles esperam que suas descobertas contribuam para os esforços para estender o tempo de saúde humano – em oposição ao tempo de vida – para que as pessoas possam envelhecer com mais saúde.

Link artigo original

Escrito por Yasemin Nicola Sakay — Fato verificado por Ferdinand Lali, Ph.D.