Artigos e Variedades
Saúde - Educação - Cultura - Mundo - Tecnologia - Vida
Segredo por trás de manter uma perda de peso saudável

Segredo por trás de manter uma perda de peso saudável

Quase uma em cada seis pessoas em todo o mundo vive com obesidade, o que pode ter consequências graves para a saúde. Os pesquisadores agora documentam como alcançar e manter com eficácia uma perda de peso saudável.

Metade da população dinamarquesa tem excesso de peso, enquanto 17% vivem com obesidade. Em todo o mundo, quase 40 procent têm sobrepeso e 13 procent vivem com obesidade.

A condição está associada a um risco aumentado de morte precoce, bem como a sequelas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer e infertilidade.

O ganho de peso após uma perda de peso inicial bem-sucedida em pessoas com obesidade, constitui um problema importante e não resolvido. Até agora, nenhum estudo bem documentado sobre qual método de tratamento é o melhor para manter uma perda de peso saudável estava disponível.

Pesquisadores da Universidade de Copenhagen e do Hospital Hvidovre concluíram um novo e sensacional estudo, que está sendo publicado na revista médica mais citada do mundo, The New England Journal of Medicine . Ao testar quatro tipos diferentes de tratamento após uma perda de peso induzida por dieta, os pesquisadores demonstraram pela primeira vez como é possível para pessoas com obesidade manter a perda de peso a longo prazo, diz a professora Signe Torekov do Departamento de Ciências Biomédicas.

Em um ensaio clínico randomizado, o grupo de pesquisadores demonstrou um tratamento altamente eficaz após uma perda de peso induzida por dieta, combinando exercícios intensivos moderados a vigorosos com medicação para obesidade inibidora do apetite, um análogo do hormônio inibidor do apetite GLP-1 .

"Este é um novo conhecimento para médicos, nutricionistas e fisioterapeutas usarem na prática. Esta é uma evidência que não existia", explica Signe Torekov, que chefia o estudo.

"O problema é que as pessoas lutam contra fortes forças biológicas ao perder peso. O apetite aumenta simultaneamente com a diminuição do consumo de energia e isso neutraliza a manutenção da perda de peso. Temos um hormônio estimulador do apetite, que aumenta drasticamente quando perdemos peso, e simultaneamente o nível de hormônios supressores do apetite cai drasticamente. Além disso, uma perda de peso pode provocar perda de massa muscular, enquanto o corpo reduz o consumo de energia. Assim, quando o foco no tratamento da obesidade é como obter uma perda de peso - ao invés de como manter uma perda de peso - é realmente difícil fazer algo sobre sua situação ", diz Signe Torekov.

Altamente eficiente ao combinar tratamentos

215 dinamarqueses com obesidade e baixa classificação de condicionamento físico participaram do estudo. Os participantes seguiram inicialmente uma dieta hipocalórica durante oito semanas, onde cada um perdeu aproximadamente 13 kg, o que trouxe melhorias significativas para sua saúde com a queda no nível de açúcar no sangue e pressão arterial.

Os participantes foram então divididos aleatoriamente em quatro grupos. Dois dos grupos receberam medicação placebo, enquanto os outros dois grupos receberam medicação para obesidade. Entre os dois grupos de placebo, um grupo seguiu um programa de exercícios de no mínimo 150 minutos de atividade física em intensidade moderada ou 75 minutos em intensidade vigorosa durante a semana ou uma combinação dos dois, enquanto o outro grupo manteve seu nível atual de atividade física . Os dois grupos que receberam medicação para obesidade foram divididos de forma semelhante em um grupo com e outro sem um programa de exercícios.

Todos os participantes do estudo foram pesados ​​mensalmente e receberam aconselhamento nutricional e dietético com foco na perda de peso saudável de acordo com as diretrizes das administrações de saúde e alimentação dinamarquesas.

Após um ano, o grupo apenas com exercícios e o grupo apenas com medicamentos para obesidade mantiveram a perda de peso de 13 kg e a melhora da saúde. O grupo placebo ganhou metade do peso de volta com a deterioração de todos os fatores de risco, por exemplo, para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

As melhorias mais dramáticas ocorreram no grupo da combinação, que seguiu o programa de exercícios e recebeu medicação para obesidade. Os pesquisadores observaram perda de peso adicional neste grupo, e a perda de peso total foi de aproximadamente 16 kg em um ano. Os benefícios para a saúde também foram o dobro de cada um dos tratamentos individuais, ou seja, duas vezes a perda de massa gorda enquanto preserva a massa muscular, avaliações mais altas de condicionamento físico, açúcar no sangue reduzido e melhor qualidade de vida.

Os dois grupos que se exercitaram aumentaram sua classificação de aptidão, perderam massa gorda e ganharam massa muscular. Isso pode indicar uma perda de peso mais saudável do que para as pessoas, que só perderam massa gorda sem aumentar a classificação de aptidão.

“É um aspecto importante a ser destacado, pois não se obtém necessariamente um corpo mais saudável com a perda de peso se, ao mesmo tempo, se perde muita massa muscular”, afirma Signe Torekov.

"É uma ótima notícia para a saúde pública que uma perda significativa de peso pode ser mantida com exercícios por aproximadamente 115 minutos por semana realizados principalmente em intensidade vigorosa, como andar de bicicleta. E que, ao combinar exercícios com medicamentos para obesidade, o efeito é duas vezes melhor como cada um dos tratamentos individuais. " "

Com o estudo, os pesquisadores agora esperam que as pessoas com obesidade, junto com seu médico, possam criar uma estrutura útil para manter a perda de peso.

Mudança fundamental de estilo de vida

Signe Torekov aponta que muitas pessoas com obesidade já tentaram perder peso antes, apenas para recuperá-lo. Isso acontece, porque o conselho geral é comer mais saudável e fazer mais exercícios.

“Sem um acompanhamento para saber se as pessoas realmente têm apoio para fazer exercícios, o tratamento não será suficiente. Por isso, também acompanhamos os participantes de forma contínua para garantir que recebam o apoio de que precisam para se exercitar. Isso é necessário, porque manter a perda de peso é extremamente difícil. As pessoas precisam entender isso. Depois de perder peso, você não está "curado". "Os exercícios e esforços contínuos provavelmente continuarão por muitos anos", diz Signe Torekov. .

"Nosso estudo também demonstra que, sem um plano de tratamento estruturado, há um alto risco de recuperar o peso. Houve 12 consultas individuais ao longo de um ano, incluindo pesagem e aconselhamento de dieta das autoridades dinamarquesas de acordo com as diretrizes para manutenção de peso saudável . Isso não foi suficiente para o grupo placebo sem programa de exercícios; neste grupo, todos os benefícios para a saúde ganhos pela perda de peso durante o programa de oito semanas desapareceram após um ano, apesar da pesagem frequente e dieta e aconselhamento nutricional com base nas diretrizes oficiais. " Torekov diz.

De acordo com Signe Torekov, isso ressalta a importância de participar de um programa mútuo de manutenção de peso baseado no feedback ao iniciar um programa de perda de peso.

“Por isso, é importante que haja um sistema de apoio às pessoas com obesidade na manutenção da mudança de estilo de vida. Nosso estudo pode ajudar com isso, pois podemos dizer que isso realmente funciona para médicos, nutricionistas e prefeituras, se eles criarem uma articulação estruturada plano de tratamento com o indivíduo com acompanhamento contínuo ", diz Torekov.

Fonte da história:

Materiais fornecidos pela University of Copenhagen - The Faculty of Health and Medical Sciences . Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.

Referência do jornal :

  1. Julie R. Lundgren, Charlotte Janus, Simon BK Jensen, Christian R. Juhl, Lisa M. Olsen, Rasmus M. Christensen, Maria S. Svane, Thomas Bandholm, Kirstine N. Bojsen-Møller, Martin B. Blond, Jens-Erik B. Jensen, Bente M. Stallknecht, Jens J. Holst, Sten Madsbad, Signe S. Torekov. Manutenção da perda de peso saudável com exercícios, liraglutida ou ambos combinados . New England Journal of Medicine , 2021; 384 (18): 1719 DOI: 10.1056 / NEJMoa2028198

Cite esta página :

Universidade de Copenhague - Faculdade de Ciências Médicas e de Saúde. "Segredo para manter uma perda de peso saudável." ScienceDaily. ScienceDaily, 6 de maio de 2021. .

Universidade de Copenhague - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde

Comente essa publicação