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Resiliência: 5 maneiras de ajudar crianças e adolescentes a aprendê-la

Resiliência: 5 maneiras de ajudar crianças e adolescentes a aprendê-la

Dizer que os últimos dois anos foram difíceis para crianças e adolescentes é um eufemismo. Grandes eventos globais, como a pandemia do COVID-19, se espalharam por nossas vidas diárias e nos testaram de novas maneiras. As disputas raciais e as tensões políticas também são constantes, impactando jovens de todas as idades.

Os pais têm uma infinidade de preocupações e perguntas. O que toda essa ansiedade, agitação, isolamento e mudança significarão para meus filhos? Como posso ajudá-los a lidar? Eles vão ficar bem? A boa notícia é que resiliência – a capacidade de superar dificuldades e estresse – é algo que podemos aprender e fortalecer em qualquer idade . Não podemos impedir que nossos filhos experimentem tristeza profunda, estresse ou contratempos. Quando possível, porém, podemos nutrir sua capacidade de lidar e crescer com experiências difíceis.

Como as famílias podem nutrir a resiliência?

A resiliência começa para cada um de nós no vínculo entre pais e filhos, um dos principais contribuintes para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Pesquisas sobre traumas na infância, como exposição à violência, divórcio, luto e desastres naturais , mostram que um relacionamento seguro e estável com pelo menos um adulto atencioso e receptivo é um potente amortecedor contra o estresse. E estudos recentes sugerem que os jovens que se sentem conectados aos pais ou outros cuidadores e seus colegas e seguem rotinas diárias consistentes estão mais bem equipados para gerenciar o estresse relacionado ao COVID .

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SABER MAIS

À medida que enfrentamos as mudanças nas demandas da pandemia e os desafios de nossos tempos, os pais podem nutrir a resiliência de seus filhos de cinco maneiras baseadas em evidências .

Procure conexões calorosas e sem julgamentos

  • Ofereça um ouvido empático, sem julgamentos e de mente aberta. Abra espaço para seus filhos compartilharem abertamente o que estão em suas mentes e como estão se saindo.
  • Ajude-os a identificar e nomear suas emoções . Explore o que traz esses sentimentos e, em seguida, conecte esses sentimentos a habilidades específicas de enfrentamento.
  • Reconheça o que todos estamos passando agora e valide que não há problema em se sentir do jeito que eles se sentem.
  • Pergunte quais perguntas eles têm e, em seguida, ofereça fatos de uma maneira apropriada para o desenvolvimento. Se você não tiver as respostas, assegure-os de que descobrirão juntos.

Ajudar a praticar habilidades de enfrentamento e regulação emocional

  • Incentive a resolução de problemas para questões grandes e pequenas. Explique como você lida com problemas em sua própria vida e veja se eles podem pensar em soluções para os deles.
  • Cultive habilidades calmantes com uma atividade auto-calmante. Façam quatro respirações lentas e profundas juntos, aconcheguem-se com um animal de estimação, listem pelo que são gratos ou assistam a um vídeo feliz.
  • Mude sua atenção para o aqui e agora, em vez do passado (que não pode ser mudado) ou do futuro (que tem muitas incógnitas). Essa é a essência da prática da atenção plena, que pode reduzir a intensidade e o desconforto dos pensamentos e sentimentos negativos.

Tente encorajar padrões de pensamento saudáveis

  • Ajude as crianças a aceitar a incerteza em vez de lutar contra ela. Reconhecer que a incerteza e a mudança são uma parte inerente (embora estressante) da vida nos permite ser mais flexíveis, focar no que podemos controlar e seguir em frente.
  • Exercite o controle onde puder. Podemos não ser capazes de fazer tudo o que queremos agora, mas isso não significa que não podemos fazer nada! Mesmo quando as coisas estão difíceis, as crianças ainda podem escolher fazer algo que seja bom, como um hobby que gostem, fazer uma pausa para se movimentar, conectar-se com um amigo ou ajudar um membro da família.
  • Lembre-se com seu filho de quando ele passou por momentos difíceis no passado e lembre-o de que as coisas vão mudar: "Isso é muito difícil e não será assim para sempre".

Faça sentido juntos e encontre razões para ter esperança

  • Reflita sobre os valores de sua família e tente extrair força e inspiração deles. Se você prioriza ser corajoso, retribuir ou passar tempo com a família, seu filho pode se sentir bem com o que representa.
  • Participe de atividades que conectem sua família à sociedade e suas comunidades culturais ou religiosas. Saber que você faz parte de algo maior é reconfortante e seguro.
  • Cultive a alegria. Comemore marcos importantes, mesmo de forma modificada. Crie novos rituais com seus filhos que eles lembrarão muito depois que a pandemia acabar.
  • Destaque os pontos fortes do seu filho. Identifique as maneiras pelas quais eles cresceram durante esse período e como eles podem usar seus pontos fortes para continuar.

Tente modelar hábitos saudáveis ​​de enfrentamento

  • Em tempos difíceis, as crianças procuram seus cuidadores em busca de dicas. Quando você usa habilidades de enfrentamento, você não apenas atende às suas próprias necessidades, mas também os incentiva a experimentar essas habilidades.
  • Incentive rotinas consistentes, que ofereçam uma sensação tranquilizadora de estrutura e normalidade para toda a família durante tempos turbulentos.
  • Priorize sua saúde física: tente dormir o suficiente, faça uma dieta saudável e encontre maneiras de se manter ativo.

Sentindo-se sobrecarregado? Tenha coração e cuide-se

Pais, lembrem-se de que não precisam fazer isso sozinhos. Todas as pessoas importantes na vida do seu filho podem nutrir a resiliência e ensinar maneiras de lidar com isso. Apoiar-se em sua comunidade de familiares, amigos, vizinhos, professores, treinadores e líderes culturais pode aumentar seu próprio senso de conexão e lembrá-lo de que não está sozinho na luta.

As demandas ilimitadas dos pais cresceram tremendamente durante a pandemia, e o esgotamento é compreensivelmente alto. Embora o autocuidado possa parecer indutor de culpa ou demorado (e quem tem tempo?), sua capacidade de estar lá para seus filhos depende de você ter gasolina no tanque. Experimente pequenas pausas de estresse: algo tão simples como tirar alguns minutos para saborear seu café da manhã, ouvir música ou conversar com um amigo durante o trajeto, fazer uma breve caminhada ou fazer um diário ou rezar antes de cair na cama pode ajudá-lo a recarregar.

Acima de tudo, pratique a autocompaixão e trate-se com a bondade e a empatia que você oferece aos outros. Você não pode e não será o pai perfeito, porque ninguém é. Dê a si mesmo permissão para se sentir sobrecarregado ou frustrado, cometer erros e dobrar um pouco as regras.

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Link artigo original: https://www.health.harvard.edu/blog/resilience-5-ways-to-help-children-and-teens-learn-it-202202242694

Erica H. Lee, PhD - Harvard Health Publishing - Harvard Medical School

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