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O sono profundo pode ajudar a tratar a ansiedade

O sono profundo pode ajudar a tratar a ansiedade

Os pesquisadores sabem há algum tempo sobre uma conexão entre sono insuficiente e ansiedade. Um novo estudo fortalece e quantifica essa relação causal e mostra que uma noite sem dormir pode aumentar a ansiedade em até 30%.

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Novas pesquisas sugerem que dormir profundamente é uma maneira natural de aliviar a ansiedade.


Além disso, o novo estudo sugere que a fase profunda do sono é um alívio natural da ansiedade .

Estas são as principais conclusões de um artigo publicado na revista Nature Human Behavior .

Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia da Universidade da Califórnia (UC), Berkeley, é o autor sênior do novo estudo.

Walker e colegas decidiram examinar os efeitos de vários estágios do sono na ansiedade em 18 participantes.

Os cientistas rotineiramente dividem o sono em duas grandes categorias - movimento rápido dos olhos ( REM ) e sono não REM - e quatro subestações.

Os dois primeiros estágios do sono não REM são períodos de sono leve, nos quais o corpo se ajusta da vigília ao descanso.

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), o terceiro estágio do sono não REM é o sono profundo e restaurador que precisamos nos sentir recarregados pela manhã. O sono não REM normalmente é seguido pelo sono REM, que é o estágio mais leve e cheio de sonhos antes de acordar.

Esses diferentes estágios do sono refletem diferentemente na atividade cerebral. Ao medir a atividade cerebral, o Prof. Walker e a equipe determinaram os efeitos de vários estágios do sono na ansiedade.

O sono profundo protege contra a ansiedade

Para medir os níveis de ansiedade, os pesquisadores pediram a um grupo de 18 jovens adultos que assistissem vídeos emocionalmente perturbadores após uma noite inteira de sono e depois de uma noite sem dormir.

Após cada visualização, os participantes preencheram um questionário padrão de ansiedade chamado inventário de ansiedade com características de estado .

Os cientistas usaram ressonância magnética funcional e polissonografia para escanear o cérebro dos participantes adormecidos, a fim de identificar os estágios do sono.

As varreduras do cérebro mostraram que uma área do cérebro chamada córtex pré-frontal medial foi desativada após uma noite sem dormir. Estudos anteriores sugeriram que essa área do cérebro atenua a ansiedade e o estresse.

As varreduras também revelaram atividade cerebral excessiva em outras regiões associadas ao processamento de emoções. Uma noite sem dormir elevou os níveis de ansiedade em até 30%, relatam os autores.

"Sem dormir", explica o professor Walker, "é quase como se o cérebro estivesse muito pesado no pedal do acelerador emocional, sem freio suficiente".

Além disso, o estudo constatou que os níveis de ansiedade despencaram após uma noite inteira de sono e que essa redução foi ainda mais significativa em pessoas que passaram mais tempo no estágio profundo, de ondas lentas e não REM do sono.

"O sono profundo restaurou o mecanismo pré-frontal do cérebro que regula nossas emoções, diminuindo a reatividade emocional e fisiológica e impedindo a escalada da ansiedade", relata Eti Ben Simon, pós-doutorado no Center for Human Sleep Science da UC Berkeley e principal autor do estudo. .

Sono como recomendação clínica

Os pesquisadores procuraram replicar suas descobertas e, por isso, realizaram outro conjunto de experimentos em uma amostra maior, de 30 participantes, além de uma pesquisa on-line, de 280 pessoas.

Os experimentos de laboratório confirmaram que as pessoas que experimentaram um sono mais profundo à noite tiveram menos ansiedade no dia seguinte. A pesquisa online confirmou que a quantidade e a qualidade do sono que as pessoas previam de forma confiável seus níveis de ansiedade no dia seguinte.

O principal autor do estudo também sugere que o bom sono deve ser uma recomendação clínica para o tratamento da ansiedade.

"Pessoas com transtornos de ansiedade costumam relatar ter perturbado o sono, mas raramente a melhora do sono é considerada uma recomendação clínica para diminuir a ansiedade", diz ela.

"Nosso estudo não apenas estabelece uma conexão causal entre sono e ansiedade, mas também identifica o tipo de sono profundo (não REM) que precisamos para acalmar o cérebro ansioso".

Eti Ben Simon, Ph.D.

O autor sênior do estudo também comenta as descobertas, dizendo: "Identificamos uma nova função do sono profundo, que diminui a ansiedade da noite para o dia, reorganizando as conexões no cérebro".

"O sono profundo parece ser um ansiolítico natural (inibidor da ansiedade), desde que o tenhamos todas as noites", conclui o professor Walker.

Por Ana Sandoiu Fato verificado por Gianna D'Emilio - MedcalNewsToday

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