Artigos e Variedades
Saúde - Educação - Cultura - Mundo - Tecnologia - Vida
Mitos e Fatos: Saúde Mental

Mitos e Fatos: Saúde Mental

A saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta a forma como pensamos, sentimos e agimos e ajuda a determinar como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e fazemos escolhas.

A saúde mental é importante em todas as fases da vida, desde a infância e adolescência até a idade adulta. Ao longo da sua vida, se você tiver problemas de saúde mental , seu pensamento, humor e comportamento poderão ser afetados.

Condições de saúde mental

As doenças mentais são distúrbios, que variam de leves a graves, que afetam o pensamento, o humor e/ou o comportamento de uma pessoa. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, quase um em cada cinco adultos vive com uma doença mental.

Muitos fatores contribuem para as condições de saúde mental, incluindo:

  • Fatores biológicos, como genes ou química cerebral
  • Experiências de vida, como trauma ou abuso
  • História familiar de problemas de saúde mental

Alguns tópicos de saúde mental incluem:

Uma doença mental grave (SMI) é uma doença mental que interfere na vida e na capacidade de funcionamento de uma pessoa. Apesar dos equívocos comuns, ter um SMI não é uma escolha, uma fraqueza ou uma falha de caráter. Não é algo que simplesmente "passa" ou que pode ser "arrancado" com força de vontade.

Veja a mensagem pública da SAMHSA sobre doenças mentais graves .

Sinais e sintomas de alerta precoce

Não tem certeza se você ou alguém que você conhece está vivendo com problemas de saúde mental? Experimentar um ou mais dos seguintes sentimentos ou comportamentos pode ser um sinal de alerta precoce de um problema:

  • Comer ou dormir muito ou pouco
  • Afastando-se das pessoas e das atividades habituais
  • Ter pouca ou nenhuma energia
  • Sentindo-se entorpecido ou como se nada importasse
  • Tendo dores e sofrimentos inexplicáveis
  • Sentindo-se desamparado ou sem esperança
  • Fumar, beber ou usar drogas mais do que o habitual
  • Sentir-se estranhamente confuso, esquecido, nervoso, irritado, chateado, preocupado ou assustado
  • Gritar ou brigar com familiares e amigos
  • Experimentando graves mudanças de humor que causam problemas nos relacionamentos
  • Ter pensamentos e memórias persistentes que você não consegue tirar da cabeça
  • Ouvir vozes ou acreditar em coisas que não são verdadeiras
  • Pensando em prejudicar a si mesmo ou aos outros
  • Incapacidade de realizar tarefas diárias, como cuidar dos filhos ou ir para o trabalho ou escola

Você acha que alguém que você conhece pode ter um problema de saúde mental? Falar sobre saúde mental pode ser difícil. Aprenda sobre mitos e fatos comuns sobre saúde mental e leia sobre maneiras de ajudá-lo a iniciar uma conversa.

Dicas para viver bem com um problema de saúde mental

Ter um problema de saúde mental pode dificultar o trabalho, acompanhar os estudos, seguir horários regulares, ter relacionamentos saudáveis, socializar, manter a higiene e muito mais.

No entanto, com tratamento precoce e consistente ? muitas vezes uma combinação de medicação e psicoterapia ? é possível gerir estas condições, superar desafios e levar uma vida significativa e produtiva.

Hoje, existem novas ferramentas, tratamentos baseados em evidências e sistemas de apoio social que ajudam as pessoas a sentirem-se melhor e a perseguirem os seus objetivos. Algumas dessas dicas, ferramentas e estratégias incluem:

  • Siga um plano de tratamento. Mesmo que você se sinta melhor, não deixe de fazer terapia ou tomar medicamentos sem orientação médica. Trabalhe com um médico para ajustar com segurança as doses ou medicamentos, se necessário, para continuar um plano de tratamento.
  • Mantenha seu médico de cuidados primários atualizado. Os médicos de cuidados primários são uma parte importante do tratamento a longo prazo, mesmo que você também consulte um psiquiatra.
  • Aprenda sobre a condição. Ser educado pode ajudá-lo a seguir seu plano de tratamento. A educação também pode ajudar seus entes queridos a serem mais solidários e compassivos.
  • Pratique um bom autocuidado. Controle o estresse com atividades como meditação ou tai-chi; alimente-se de forma saudável e faça exercícios; e durma o suficiente.
  • Entre em contato com familiares e amigos. Manter relacionamentos com outras pessoas é importante. Em tempos de crise ou períodos difíceis, procure-os para obter apoio e ajuda.
  • Desenvolva habilidades de enfrentamento. Estabelecer habilidades de enfrentamento saudáveis ??pode ajudar as pessoas a lidar com o estresse com mais facilidade.
  • Durma o suficiente. Um bom sono melhora o desempenho cerebral, o humor e a saúde geral. O sono consistentemente insatisfatório está associado à ansiedade, depressão e outras condições de saúde mental.
  • Mitos e fatos sobre saúde mental
  • Corpo
  • Você consegue dizer a diferença entre um mito e um fato sobre saúde mental? Aprenda a verdade sobre os mitos mais comuns sobre saúde mental e informações para ajudar a desestigmatizá-los. A SAMHSA trabalha na prevenção e tratamento de problemas de saúde mental e oferece apoio a pessoas que procuram ou já estão em recuperação .

Mito: Problemas de saúde mental não podem me afetar.

Fato: Problemas de saúde mental podem afetar qualquer pessoa. Em 2020, cerca de:

  • Um em cada cinco adultos americanos teve um problema de saúde mental em um determinado ano
  • Um em cada seis jovens já passou por um episódio depressivo grave
  • Um em cada 20 americanos viveu com uma doença mental grave, como esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressão grave

Além disso, o suicídio é uma das principais causas de morte nos Estados Unidos. Na verdade, foi a segunda principal causa de morte em pessoas com idades entre 10 e 24 anos. O suicídio foi responsável pela perda de mais de 45.979 vidas americanas em 2020, quase o dobro do número de vidas perdidas em homicídio.

  • Mito: As crianças não têm problemas de saúde mental.
  • Fato: Mesmo crianças muito pequenas podem apresentar sinais precoces de problemas de saúde mental. Estas condições de saúde mental são frequentemente diagnosticáveis ??clinicamente e podem ser um produto da interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais.
  • Metade de todos os transtornos de saúde mental apresentam os primeiros sinais antes de a pessoa completar 14 anos de idade, e três quartos dos transtornos de saúde mental começam antes dos 24 anos.
  • Infelizmente, apenas metade das crianças e adolescentes com problemas de saúde mental diagnosticáveis ??recebem o tratamento de que necessitam. O apoio precoce à saúde mental pode ajudar uma criança antes que os problemas interfiram em outras necessidades de desenvolvimento.
  • Mito: Pessoas com problemas de saúde mental são violentas.
  • Fato: A maioria das pessoas com problemas de saúde mental não tem maior probabilidade de ser violenta do que qualquer outra pessoa.
  • Apenas 3% a 5% dos atos violentos podem ser atribuídos a indivíduos que vivem com uma doença mental grave. Na verdade, as pessoas com doenças mentais graves têm uma probabilidade 10 vezes maior de serem vítimas de um crime violento do que a população em geral. Você provavelmente conhece alguém com problemas de saúde mental e nem percebe, porque muitas pessoas com problemas de saúde mental são membros altamente ativos e produtivos de nossas comunidades.
  • Mito: Pessoas com necessidades de saúde mental, mesmo aquelas que estão a gerir as suas condições de saúde mental, não conseguem tolerar o stress de manter um emprego.
  • Fato: Pessoas com problemas de saúde mental podem ser tão produtivas quanto outros funcionários, especialmente quando são capazes de administrar bem seu problema de saúde mental. Os empregadores muitas vezes não sabem se alguém tem um problema de saúde mental, mas se o problema for do conhecimento do empregador, muitas vezes relatam boa assiduidade e pontualidade, bem como motivação, bom trabalho e estabilidade no emprego igual ou superior a outros funcionários.
  • Mito: Terapia e autoajuda são uma perda de tempo. Por que se preocupar quando você pode simplesmente tomar um comprimido?
  • Fato: O tratamento para problemas de saúde mental varia dependendo do indivíduo e pode incluir medicamentos, terapia ou ambos. Muitas pessoas se saem melhor quando trabalham com um sistema de apoio durante o processo de cura e recuperação.

Mito: Os problemas de saúde mental são resultado de fraquezas de personalidade ou falhas de caráter, e as pessoas podem "sair dessa" se se esforçarem o suficiente.

Facto: As condições de saúde mental não têm nada a ver com preguiça ou fraqueza e muitas pessoas precisam de ajuda para melhorar. Muitos fatores contribuem para as condições de saúde mental, incluindo:

  • Fatores biológicos, como genes, doenças físicas, lesões ou química cerebral
  • Experiências de vida, como trauma ou histórico de abuso
  • História familiar de problemas de saúde mental

Mito: Não há esperança para pessoas com problemas de saúde mental. Depois que um amigo ou membro da família desenvolve um problema de saúde mental, ele nunca se recuperará.

Fato: Estudos mostram que pessoas com problemas de saúde mental melhoram e muitas estão no caminho da recuperação. A recuperação refere-se ao processo no qual as pessoas podem viver, trabalhar, aprender e participar plenamente nas suas comunidades. Existem mais tratamentos, serviços e sistemas de apoio comunitário do que nunca, e eles funcionam:

Mito: não posso fazer nada por uma pessoa com problemas de saúde mental.

Fato: Amigos e entes queridos podem fazer uma grande diferença. Em 2020, apenas 20% dos adultos receberam algum tratamento de saúde mental no ano passado, o que incluiu 10% que receberam aconselhamento ou terapia de um profissional. Amigos e familiares podem ser influências importantes para ajudar alguém a obter o tratamento e os serviços de que necessita:

Mito: É impossível prevenir um problema de saúde mental.

Fato: A prevenção de transtornos mentais, emocionais e comportamentais concentra-se na abordagem de fatores de risco conhecidos, como a exposição a traumas, que podem afetar as chances de crianças, jovens e adultos jovens desenvolverem problemas de saúde mental. Promover o bem-estar socioemocional de uma pessoa leva a:

  • Maior produtividade geral
  • Melhores resultados educacionais
  • Taxas de criminalidade mais baixas
  • Economias mais fortes
  • Melhor qualidade de vida
  • Maior vida útil
  • Vida familiar melhorada
SAMHSA -Substance Abuse and Mental Health Services Adminstration

Comente essa publicação