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Leite: É tão saudável quanto pensamos?

Leite: É tão saudável quanto pensamos?

Muitas pessoas incluem leite em sua dieta, mas poucas atendem às quantidades diárias recomendadas. Os especialistas agora nos instam a repensar essas recomendações e explicar por que o leite pode não ser tão saudável quanto pensamos.

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De acordo com pesquisas recentes, o leite pode não ser tão bom para a nossa saúde quanto pensávamos.

A imagem do leite lácteo sofreu um bocado, com leite de aveia, amêndoa e soja sendo aclamados como alternativas ecológicas.

Porém, para muitas pessoas de todas as idades, o leite de vaca continua sendo o favorito - jogado sobre cereais, como um companheiro espumoso para o café ou saboreado como uma bebida na hora de dormir.

As Diretrizes Dietéticas dos Estados Unidos 015-2020 recomendam que indivíduos com 9 anos ou mais consumam 3 equivalentes de xícara de produtos lácteos sem gordura e com pouca gordura (1%). De acordo com a diretriz, elaborada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e pelo Departamento de Agricultura dos EUA, isso inclui leite, iogurte, queijo e leite de soja enriquecido.

No entanto, a quantidade média de laticínios consumidos por adultos nos EUA é de cerca de 1,6 xícaras por dia, muito aquém dos níveis recomendados.

Isso significa que todos devemos procurar aumentar nosso consumo de laticínios?

Especialistas que escrevem no New England Journal of Medicine não pensam assim. Em vez disso, eles questionam a qualidade das evidências subjacentes a essas recomendações e sugerem fontes alternativas para fornecer os nutrientes necessários à nossa saúde.

A força da evidência é "limitada"

O debate sobre o leite não é, de fato, um novo.

Em 2014, Connie M Weaver, professora emérita e ex-diretora do Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade Purdue em West Lafayette, IN, escreveu um artigo no The American Journal of Clinical Nutrition destacando a falta de evidências de boa qualidade em apoio aos laticínios diretrizes.

Em seu artigo, que foi, em parte, financiado pelo Danone Institute International, Weaver faz alusão às razões históricas por trás da importância do leite para nossa dieta.

"Os laticínios desempenham um papel central na maioria das recomendações de orientação dietética. Eles fornecem um pacote de nutrientes essenciais e constituintes bioativos para a saúde que são difíceis de obter em dietas sem ou com uso limitado de produtos lácteos ", escreve Weaver.

Desde a revolução agrícola, quando as fontes de energia mudaram de alimentos vegetais relativamente ricos em cálcio nas dietas de caçadores-coletores para culturas de cereais com baixo teor de cálcio, a principal fonte de cálcio na dieta foi o leite", continua ela.

O Milk está presente em todas as iterações das Diretrizes Dietéticas dos EUA desde sua primeira publicação em 1917. A cada 5 anos, o Comitê Consultivo das Diretrizes Dietéticas para Americanos atualiza o guia, revisando as evidências disponíveis.

Weaver faz referência a pesquisas que destacam como seguir uma dieta sem laticínios no contexto de uma dieta ocidental ao estilo dos EUA deixou adolescentes de 9 a 18 anos lutando para atingir a ingestão recomendada de cálcio.

Com o objetivo de atender à ingestão diária de nutrientes, leite e queijo contribuem com "46,3% de cálcio, 11,6% de potássio e 7,9% de magnésio na dieta americana".

No entanto, quando se trata de saúde geral, Weaver escreve: "a força das evidências para o consumo e a saúde dos laticínios é limitada pela falta de ensaios clínicos randomizados controlados, apropriadamente alimentados".

Saúde humana e meio ambiente

Avançando para 2020, um novo artigo de revisão no New England Journal of Medicine retoma o argumento.

O Dr. Walter C. Willett e o Dr. David S. Ludwig, que ambos ocupam cargos na Escola de Saúde Pública de Harvard TH Chan e na Escola de Medicina de Harvard em Boston, MA, discutem os méritos do leite. Eles também colocam perguntas sobre o possível risco que o consumo pode trazer.

Willett, professor de epidemiologia e nutrição, e Ludwig, endocrinologista, declaram não haver conflitos de interesse relevantes ou patrocínio da indústria para seu artigo.

O Medical News Today perguntou ao Dr. Willett por que ele está interessado em estudar a relação entre consumo de leite e saúde.

"Esse é um tópico importante porque o leite é um dos poucos alimentos que fazem parte especificamente das diretrizes alimentares nos EUA e em muitos outros países, e a quantidade recomendada nos EUA (3 copos por dia ou quantidades equivalentes de queijo ou outros produtos lácteos) constituiria grande parte de uma dieta geral ", explicou.

"No entanto, os estudos nas últimas décadas não apoiaram claramente a necessidade de ingestão tão alta para a prevenção de fraturas, que tem sido a principal justificativa, e foram levantadas algumas preocupações sobre danos", continuou ele. "Assim, pensamos que uma visão geral das evidências sobre riscos e benefícios seria útil".

Mas a saúde não é a única preocupação do Dr. Willett.

"Além disso, o leite tem uma forte pegada ambiental, especialmente a produção de gases de efeito estufa, e se todos consumissem 3 copos por dia, isso dificultaria muito o aquecimento extremo global", ele elaborou. "Isso deve ser pelo menos considerado ao tomar decisões sobre produção e consumo de leite".

Estudos tem "implicações graves"

Em seu artigo, os professores destacam as contribuições que o leite pode fazer para a multiplicidade de aspectos de nossa saúde.

A saúde óssea é provavelmente a mais familiar para muitas pessoas.

O leite é uma fonte pronta de cálcio , um mineral essencial para o desenvolvimento e manutenção da boa função óssea. No entanto, os estudos que definiram as recomendações diárias sobre quanto leite e, por extensão, cálcio, deveríamos consumir, eram muito pequenos.

"A base para as recomendações americanas para o consumo de leite deriva de estudos que avaliam o equilíbrio da ingestão e excreção de cálcio em apenas 155 adultos nos quais a ingestão estimada de cálcio necessária para manter o equilíbrio foi de 741 mg por dia", escrevem os professores em seu artigo.

"Além do tamanho pequeno, esses estudos de equilíbrio têm outras limitações sérias, incluindo curta duração (2 a 3 semanas) e alta ingestão habitual de cálcio", continuam.

As evidências não apóiam o consumo de leite para reduzir o risco de fraturas de quadril, explicam ainda.

Pelo contrário, eles apontam que países com alta ingestão de leite e cálcio também apresentam as maiores taxas de fraturas de quadril.

Eles fazem referência a um estudo de 2014 na JAMA Pediatrics pelo Dr. Willett, que examinou o risco de fratura de quadril em homens em relação à quantidade de leite que eles bebiam durante a adolescência.

Os resultados mostraram que o maior consumo de leite leva a um risco aumentado de fraturas de quadril mais tarde na vida.

Quão rápido e quão alto crescemos são dois outros exemplos. A pesquisa estabeleceu um vínculo entre estes e o consumo de leite. No entanto, os professores pedem cautela ao tirar conclusões neste momento.

"As consequências para a saúde do crescimento acelerado e da maior altura adulta são complexas", eles escrevem. "A estatura alta está associada a riscos menores de doenças cardiovasculares, mas a riscos mais altos de muitos tipos de câncer, fraturas de quadril e êmbolos pulmonares".

Peso, saúde do coração e câncer

O Dr. Willett e o Dr. Ludwig voltaram sua atenção para vários outros aspectos de nossa saúde que o consumo de leite pode ou não afetar.

Vários estudos investigaram se o consumo de leite é benéfico para o controle de peso em adultos e crianças. Os professores argumentam que estes não mostraram "efeitos claros".

Além disso, eles apontam que "ao contrário do conselho do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) de escolher laticínios com pouca gordura, o leite com pouca gordura não parece ter vantagens sobre o leite integral para controle de peso - e em crianças, as evidências disponíveis sugerem maior tempo ganho de peso a médio prazo com leite com baixo teor de gordura do que com leite com gordura total. "

Eles também argumentam que as evidências para apoiar um efeito favorável do leite na pressão alta e nos níveis de colesterol são fracas e que os estudos não apóiam o leite como fator de risco para diabetes tipo 1 ou tipo 2.

Quando analisaram o câncer, os estudos mostraram resultados mistos. Alguns estudos associaram o consumo de leite a um menor risco de desenvolver câncer colorretal, possivelmente devido aos altos níveis de cálcio encontrados no leite. Outros estudos, no entanto, apontaram para o aumento das taxas de câncer de mama, próstata e endometrial.

Mas quando se trata de doenças cardíacas, eles disseram que "para pessoas que vivem em países de baixa renda, onde as dietas são muito ricas em amido, a ingestão moderada de laticínios pode reduzir as doenças cardiovasculares, fornecendo valor nutricional e reduzindo a carga glicêmica".

As recomendações são injustificadas?

Então, qual é a opinião geral dos professores sobre o leite?

"Em nossa opinião, a recomendação atual de aumentar bastante o consumo de laticínios para 3 ou mais porções por dia não parece justificada", concluem no artigo.

Quanto leite uma pessoa deve consumir, eles sugerem, depende das circunstâncias individuais.

"Se alguém está consumindo uma dieta de baixa qualidade rica em amido refinado e açúcar, como é comum em muitas populações [de baixa renda] ao redor do mundo, o leite pode preencher algumas lacunas nutricionais importantes", explicou o Dr. Willett ao MNT . "No entanto, se a qualidade da dieta for boa, os benefícios nutricionais adicionais do leite serão muito menores."

Mas o que isso significa para nossa ingestão de cálcio e vitamina D?

"Quando o consumo de leite é baixo, os dois nutrientes que mais preocupam, cálcio e vitamina D (que são particularmente preocupantes em latitudes mais altas) podem ser obtidos de outros alimentos ou suplementos sem as possíveis consequências negativas dos laticínios", concluem os professores. no papel deles.

E aqui está como eles propõem que podemos conseguir isso:

"Para o cálcio, fontes alternativas de dieta incluem couve, brócolis, tofu, nozes, feijão e suco de laranja fortificado; para a vitamina D, os suplementos podem fornecer ingestão adequada a um custo muito menor do que o leite fortificado. "

- Dr. Walter C. Willett e Dr. David S. Ludwig

Devemos beber leite ou não

Quando o MNT perguntou ao Dr. Willett se ele acha que as pessoas deveriam considerar evitar o leite, ele explicou: "Em nossa análise, concluímos que o leite não é uma parte essencial de uma dieta saudável, mas o consumo de quantidades modestas é compatível com a boa saúde. Assim, sugerimos uma faixa possível de saúde de zero a cerca de 2 porções por dia para adultos. "

"Acho que ter flexibilidade é bom porque pessoas diferentes têm preferências diferentes por vários motivos", continuou ele.

"Por razões ambientais, manter isso em cerca de 1 porção por dia em média seria importante. Na verdade, isso não é muito diferente do consumo atual, que é de cerca de 1,6 porções por dia; ingerir 3 porções por dia, conforme recomendado, seria uma mudança radical e não é necessária ", concluiu o Dr. Willett.

"O leite está profundamente entrelaçado na cultura de muitas populações em climas frios, porque essa era uma maneira de fornecer nutrição o ano todo, quando muitos outros alimentos não estavam disponíveis. Na maior parte do mundo, as pessoas não consomem leite quando adultos, e isso não é essencial. "

- Dr. Walter C. Willett

A MNT também conversou com Adda Bjarnadóttir, nutricionista registrada na Islândia e nosso especialista em nutrição interna, sobre o artigo do Dr. Willet e do Dr. Ludwig e tudo sobre o leite.

Então, qual é o conhecimento do público em geral sobre as diretrizes recomendadas sobre o leite?

"Acho que a maioria das pessoas conhece a recomendação, mas não necessariamente leva a sério", comentou Bjarnadóttir. "Essa recomendação também é especial de uma forma que não pode ser aplicada a todos. Uma grande parte da população mundial não tolera laticínios e, portanto, os laticínios não fazem parte de sua rotina diária. "

A "dose faz a poção"

Que tipo de pesquisa Bjarnadóttir gostaria de ver no futuro para ajudar a esclarecer quaisquer ligações entre o leite e nossa saúde?

"Já existe uma boa quantidade de pesquisas disponíveis sobre leite e laticínios, e é uma daquelas coisas que podem ser difíceis de estudar e obter resultados concretos", explicou ela.

"A ingestão de leite em consumidores habituais de leite versus a ingestão de leite em pessoas que não estão acostumadas a beber leite ou não toleram leite dará resultados muito conflitantes e pouco confiáveis. Também há muitos fatores de confusão a serem considerados, como status de micronutrientes e ingestão de macronutrientes ", continuou ela. "O leite pode conferir muito mais benefício às pessoas que têm uma proteína mais baixa e, por exemplo, ingestão de cálcio do que as pessoas que geralmente têm uma ingestão mais alta".

"Além disso, a dose faz a poção. Consumir muito ou pouco de qualquer coisa pode ter efeitos negativos à saúde. "

"Para pesquisas futuras, acho que obteríamos as informações mais confiáveis ??em ensaios clínicos randomizados bem definidos em grupos bem estabelecidos de pessoas de diferentes idades, com diferentes consumos habituais e status de nutrientes bem registrados", propôs Bjarnadóttir. "Esses resultados, juntamente com estudos de observação longitudinal em grupos bem estabelecidos de pessoas com uma ingestão habitual de leite, nos dariam alguns bons dados para trabalhar".

Então, Bjarnadóttir acha que devemos beber leite ou evitar isso?

"Embora os laticínios não sejam um componente necessário de uma dieta saudável, acho que se você tolerar leite e laticínios, eles podem definitivamente ser adições saudáveis ??à sua dieta. O leite é denso em nutrientes, rico em proteínas e prontamente disponível ", disse ela.

"Minhas recomendações seriam limitar sua ingestão a não mais que 2 porções por dia e enfatizar o consumo de laticínios sem açúcar e com gordura total, como iogurte ou leite integral. Dito isto, se você não gosta ou não tolera laticínios, existem muitas outras maneiras de obter os nutrientes encontrados no leite e viver uma vida muito saudável. "

Escrito por Yella Hewings-Martin, Ph.D. - Fato verificado por Paula Field - MedcalNewsToday

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