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Dezoito maneiras de reduzir o inchaço

Dezoito maneiras de reduzir o inchaço

A maioria das pessoas experimenta inchaço em algum momento. Exercícios, suplementos e massagens podem ajudar a reduzir o inchaço rapidamente, e mudanças simples no estilo de vida podem impedir que ele ocorra novamente.

uma mulher enchendo um balão para representar a redução do inchaçoCompartilhe no PinterestCarol Yepes/Getty Images

Inchaço abdominal é quando o abdômen parece cheio e apertado. Geralmente ocorre devido a um acúmulo de gás em algum lugar do trato gastrointestinal (GI). O inchaço faz com que a barriga pareça maior do que o normal e também pode parecer sensível ou dolorosa. A retenção de líquidos no corpo também pode levar ao inchaço.

Neste artigo, fornecemos técnicas para se livrar do inchaço rapidamente e explicamos como reduzir o inchaço a longo prazo.

Dicas rápidas para se livrar do inchaço

O inchaço geralmente acontece quando o excesso de gás se acumula no estômago ou nos intestinos. Quando o inchaço ocorre logo após uma refeição, geralmente se resolve, mas muitas vezes é possível acelerar esse processo.

A melhor maneira de combater o inchaço é determinar sua causa. Os gatilhos comuns para o inchaço incluem:

  • Problemas digestivos . Constipação , alergias alimentares e intolerâncias podem levar ao inchaço. Quando as fezes se acumulam no intestino grosso, podem causar inchaço e uma sensação de desconforto. O excesso de gás também pode se acumular atrás das fezes, piorando o inchaço.
  • Dieta . Bebidas gasosas, muito sal ou açúcar e pouca fibra na dieta podem causar inchaço.
  • Alterações hormonais . Muitas pessoas experimentam inchaço antes e durante a menstruação devido a alterações hormonais e retenção de água.

Muitos remédios caseiros podem ajudar a controlar a dor e o desconforto do inchaço. As seguintes dicas rápidas podem ajudar as pessoas a se livrar de uma barriga inchada rapidamente:

1. Faça uma caminhada

A atividade física pode fazer com que os intestinos se movam com mais regularidade, o que pode ajudar a liberar o excesso de gases e fezes. Fazer com que os intestinos se movam é especialmente importante se uma pessoa estiver se sentindo constipada. Uma caminhada ao redor do quarteirão pode proporcionar alívio rápido da pressão do gás.

2. Tente poses de ioga

Certas poses de ioga podem posicionar os músculos do abdômen de uma maneira que estimula a liberação do excesso de gás do trato GI. Isso pode reduzir o inchaço.

A postura da criança, a postura do bebê feliz e os agachamentos podem ajudar as pessoas a aliviar o acúmulo de gases rapidamente. Saiba mais sobre poses de ioga para flatulência .

3. Use cápsulas de hortelã-pimenta

Cápsulas de óleo de hortelã-pimenta também podem ser úteis para indigestão e gases relacionados. Os fabricantes geralmente os comercializam como tratamento para os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII), mas pessoas sem SII também podem usá-los para aliviar o inchaço.

A hortelã-pimenta funciona relaxando os músculos intestinais, o que permite que o gás e as fezes se movam de forma mais eficaz. As pessoas devem sempre seguir as instruções da embalagem. Qualquer pessoa propensa a azia pode precisar evitar a hortelã-pimenta.

Cápsulas de hortelã-pimenta estão disponíveis para compra sem receita (OTC) em farmácias ou conectados

4. Experimente cápsulas de alívio de gás

As pílulas e o líquido de simeticona são medicamentos anti-gás que podem ajudar a remover o excesso de ar do trato digestivo. É essencial tomar sempre a medicação de acordo com as instruções do rótulo.

As pessoas podem encontrar apaziguadores de gás em farmácias ou conectados

5. Experimente a massagem abdominal

Massagear o abdômen pode ajudar a movimentar os intestinos. Uma massagem que segue o caminho do intestino grosso é especialmente útil. As pessoas podem seguir as etapas abaixo para fazer isso:

  • Colocando as mãos logo acima do osso do quadril direito.
  • Esfregar em um movimento circular com uma leve pressão em direção ao lado direito da caixa torácica.
  • Esfregando direto na área superior da barriga em direção à caixa torácica esquerda.
  • Movendo-se lentamente para baixo em direção ao osso do quadril esquerdo.
  • Repetindo conforme necessário.

Se a massagem causar alguma dor, é melhor interrompê-la imediatamente.

6. Use óleos essenciais

Um estudo de 2016 testou a eficácia de suplementos contendo uma combinação de óleo essencial de erva-doce e curcumina em 116 pessoas com SII leve a moderada. Após 30 dias, as pessoas relataram uma melhora nos sintomas da SII, incluindo inchaço e dor abdominal.

As pessoas não devem consumir óleos essenciais sem falar primeiro com um médico. Isso porque algumas formulações podem ser tóxicas ou interferir na medicação, não havendo regulação das dosagens.

7. Tome um banho quente, de imersão e relaxe

O calor do banho pode proporcionar alívio para um abdômen dolorido. O relaxamento pode reduzir os níveis de estresse , o que pode permitir que o trato GI funcione de forma mais eficaz e ajude a reduzir o inchaço.

Soluções de longo prazo para inchaço

Correções rápidas nem sempre são eficazes para algumas causas de inchaço. No entanto, as pessoas que têm inchaço frequente podem descobrir que certas mudanças no estilo de vida podem combater as causas e reduzir o inchaço ao longo do tempo.

As pessoas podem usar estas etapas simples para tentar evitar o inchaço a longo prazo:

8. Aumente a fibra gradualmente

Comer mais fibras ajuda a prevenir a constipação e o inchaço. A maioria das pessoas nos Estados Unidos não obtém fibra suficiente, com apenas 5% das pessoas atingindo sua ingestão diária recomendada de fibra de 25 gramas (g) para mulheres e 38 g para homens.

No entanto, é importante ter em mente que comer muita fibra ou aumentar a ingestão de fibra muito rapidamente pode causar ainda mais gases e inchaço. As pessoas podem notar efeitos adversos ao comer mais de 70 g de fibra por dia.

Ao aumentar a ingestão de fibras, é melhor começar devagar e aumentar a ingestão ao longo de várias semanas para permitir que o corpo se ajuste a essa mudança na dieta.

9. Substitua refrigerantes por água

Bebidas gaseificadas e gaseificadas contêm gases que podem se acumular no estômago. O dióxido de carbono que torna o refrigerante e bebidas semelhantes também pode causar bolhas e inchaço no estômago.

Açúcares ou adoçantes artificiais na dieta também podem causar gases e inchaço. Beber água elimina esses problemas e ajuda a tratar a constipação também.

10. Evite mascar chiclete

Os álcoois de açúcar na goma podem causar inchaço em algumas pessoas. Engolir ar durante a mastigação também pode causar inchaço e dores de gases. As pessoas podem usar balas de gengibre ou hortelã para refrescar o hálito.

11. Seja mais ativo a cada dia

O exercício ajuda seu corpo a remover as fezes e os gases do cólon e pode tornar os movimentos intestinais mais regulares. O exercício também libera sódio extra do corpo através da transpiração, o que pode ajudar a aliviar a retenção de água.

É vital beber bastante água antes e depois do exercício para se manter hidratado, pois a desidratação pode piorar a constipação.

12. Coma em intervalos regulares

Muitas pessoas experimentam inchaço logo após uma grande refeição. É possível evitar isso comendo várias refeições menores por dia, o que pode ajudar a manter o sistema digestivo em movimento.

Engolir alimentos rapidamente pode introduzir ar no trato digestivo. Beber de um canudo também pode levar as pessoas a engolir mais ar, o que, por sua vez, leva a gases e inchaço. As pessoas que têm inchaço devem evitar o uso de canudos, se possível, e tentar comer devagar para evitar engolir ar durante as refeições.

13. Experimente probióticos

Os probióticos são boas bactérias que vivem nos intestinos. Tomar um suplemento probiótico pode ajudar a regular as bactérias do cólon que podem produzir gases e causar inchaço.

14. Reduza o sal

Um excesso de sódio faz com que o corpo retenha água. Isso pode causar uma sensação de inchaço e inchaço na barriga e em outras áreas do corpo, como mãos e pés.

15. Descartar condições médicas

Em alguns casos, o inchaço pode resultar de uma condição médica. Para se livrar desse inchaço, uma pessoa pode precisar de ajuda de um médico para diagnosticar e gerenciar sua condição.

Doenças inflamatórias intestinais, incluindo doença de Crohn e colite ulcerativa, podem causar inchaço nas pessoas. A síndrome do intestino irritável (SII), também pode causar esse sintoma.

Condições ginecológicas, como endometriose e cistos ovarianos , também podem causar dor, inchaço e sensação de inchaço na região abdominal.

As pessoas com esses sintomas devem discuti-los com um médico, que também desejará saber sobre qualquer histórico médico familiar relevante e outras condições médicas. O médico pode solicitar testes de diagnóstico para procurar quaisquer problemas. Estes podem incluir um raio-X, ultra -som , colonoscopia ou exames de sangue.

16. Considere uma dieta baixa em FODMAP

FODMAPs são um tipo de carboidrato que ocorre em muitos alimentos diferentes. Um artigo de revisão de 2012 de vários estudos concluiu que uma dieta com baixo teor de FODMAP pode melhorar os sintomas em pelo menos 74% das pessoas com SII. Os sintomas típicos incluem inchaço, flatulência e dor abdominal.

17. Mantenha um diário alimentar

As intolerâncias alimentares são responsáveis ​​por muitos casos de inchaço. Eles podem levar ao excesso de gás no trato digestivo.

O inchaço é comum em pessoas que têm intolerância à lactose e são incapazes de digerir o açúcar da lactose em produtos lácteos. A intolerância autoimune ao glúten, conhecida como doença celíaca , é outro potencial culpado.

Para pessoas cujo inchaço ocorre após as refeições, acompanhar a ingestão de alimentos e bebidas por várias semanas deve ajudar a determinar se alimentos específicos são responsáveis.

A Academia Americana de Médicos de Família oferece dicas para manter um diário alimentar e fornece um modelo para as pessoas começarem.

18. Veja suplementos e medicamentos

Alguns suplementos, como o ferro, podem causar constipação e outros sintomas de indigestão. Isso pode aumentar o inchaço. O potássio , por outro lado, pode reduzir o inchaço ajudando a equilibrar os níveis de sódio do corpo .

Os medicamentos também podem causar efeitos colaterais que afetam a função GI ou causam indigestão. Se isso acontecer, um médico ou farmacêutico pode sugerir alternativas mais suaves para o trato digestivo.

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SABER MAIS

Quando consultar um médico


Embora não seja comum, inchaço e inchaço do abdômen podem significar uma condição médica grave. Doença hepática, doença inflamatória intestinal, insuficiência cardíaca , problemas renais e alguns tipos de câncer podem causar inchaço.

O inchaço que continua por dias ou semanas pode indicar um problema de saúde que precisa de atenção médica. É aconselhável falar com um médico sobre o inchaço contínuo que não desaparece com o tempo.

As pessoas cujo inchaço ocorre juntamente com esses sintomas devem procurar aconselhamento médico:

  • alterações de apetite ou problemas para comer
  • diarréia
  • vômito
  • perda de peso
  • febre
  • dor abdominal intensa
  • sangue vermelho brilhante nas fezes
  • fezes pretas ou marrons escuras

Panorama

Em última análise, a perspectiva de inchaço depende da causa subjacente. Na maioria das vezes, o inchaço é devido a pequenos problemas que as mudanças no estilo de vida ou os tratamentos OTC podem resolver.

As pessoas devem consultar um médico se o inchaço estiver em andamento ou ocorrer com outros sintomas. Determinar a causa subjacente do inchaço e outros problemas digestivos é o primeiro passo para obter tratamento e se sentir melhor.

Revisado clinicamente por Stacy Sampson, DO — Escrito por Jennifer Berry

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