Artigos e Variedades
Saúde - Educação - Cultura - Mundo - Tecnologia - Vida
Confiar nos outros pode proteger contra a depressão

Confiar nos outros pode proteger contra a depressão

Um estudo sugere que confiar nos outros é uma das melhores maneiras de evitar a depressão, enquanto cochilar durante o dia e passar muito tempo assistindo televisão parece aumentar o risco de desenvolver a doença.

Confiar nos outros pode ter um efeito positivo na saúde mental.
Crédito da imagem: Tom Werner / Getty Images

Nos Estados Unidos, cerca de 17,3 milhões de adultos tiveram pelo menos um episódio depressivo maior em 2017, de acordo com o National Institute of Mental Health .

Globalmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a depressão é uma das principais causas de deficiência e estima que mais de 264 milhões de pessoas sofram da doença.

Portanto, uma grande prioridade é identificar os fatores ambientais e de estilo de vida que as pessoas podem alterar para reduzir o risco de desenvolver a doença.

Agora, pesquisadores do Massachusetts General Hospital em Boston se tornaram a última equipe a tentar isso. Eles analisaram dados de mais de 100.000 participantes no UK Biobank , um programa de pesquisa que tem monitorado a saúde e o bem-estar de meio milhão de voluntários no Reino Unido desde 2006.

“Nosso estudo fornece o quadro mais abrangente até o momento dos fatores modificáveis ​​que podem impactar o risco de depressão”, diz o autor principal Karmel Choi , Ph.D., pesquisador psiquiátrico do Massachusetts General Hospital e da Harvard TH Chan School of Public Health.

Fatores modificáveis

Choi e seus colegas se concentraram em 106 fatores modificáveis ​​que podem afetar o risco de depressão das pessoas. Estes se enquadram em três categorias:

  • Estilo de vida, incluindo exercícios, padrões de sono, uso da mídia e dieta.
  • Social, incluindo redes de apoio e engajamento social.
  • Ambientais, incluindo poluição e acesso a espaços verdes.

Os pesquisadores primeiro escolheram participantes que já estavam em risco de depressão devido à sua genética ou trauma na infância.

Eles então realizaram uma “varredura de associação de toda a exposição” do banco de dados para identificar quais dos 106 fatores modificáveis ​​estavam associados ao desenvolvimento de depressão durante o período de acompanhamento.

Finalmente, eles usaram uma técnica estatística chamada randomização Mendeliana para estreitar ainda mais o campo para os fatores mais prováveis ​​de ter causado ou prevenido a depressão nos participantes, ao invés de simplesmente correlacionar com ela.

A randomização mendeliana pressupõe a herança aleatória de genes específicos, como aqueles que influenciam o risco de depressão de uma pessoa. Ele usa isso para determinar a probabilidade de outros fatores terem causado uma doença ou problema.

A partir disso, vários fatores modificáveis ​​parecem proteger contra a depressão.

“De longe, o mais proeminente desses fatores foi a frequência de confidências aos outros, mas também visitas a familiares e amigos, o que destaca o importante efeito protetor da conexão social e da coesão social”, diz o autor sênior Jordan Smoller , MD, um pesquisador de psiquiatria no Hospital Geral de Massachusetts.

“Esses fatores são mais relevantes agora do que nunca, em um momento de distanciamento social e separação de amigos e familiares”, acrescenta.

De acordo com o estudo, confiar nos outros parece reduzir o risco de depressão em 24%.

A conexão social ainda fornece alguma proteção em pessoas que já estavam em maior risco de depressão devido à sua genética ou traumas iniciais.

A pesquisa foi publicada no The American Journal of Psychiatry .

Proxies para um estilo de vida sedentário?

O estudo também descobriu que cochilar durante o dia e passar muito tempo assistindo televisão parecem aumentar o risco de depressão nas pessoas em 34% e 9%, respectivamente.

No entanto, os cientistas observam que mais pesquisas são necessárias para determinar se assistir televisão e cochilar aumentam diretamente o risco de depressão ou se simplesmente refletem o estilo de vida sedentário de alguém.

O exercício físico é uma forma comprovada de prevenir e tratar a depressão.

“A depressão tem um impacto enorme sobre os indivíduos, famílias e sociedade, mas ainda sabemos muito pouco sobre como evitá-la. Mostramos que agora é possível abordar essas questões de amplo significado para a saúde pública por meio de uma abordagem baseada em dados em grande escala que não estava disponível nem mesmo alguns anos atrás. Esperamos que este trabalho motive mais esforços para desenvolver estratégias viáveis ​​para prevenir a depressão. ”

- Jordan Smoller

Escrito por James Kingsland - Fato verificado por Hannah Flynn, MS - MedcalNewsToday

Comente essa publicação