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Comer demais? Exercícios de atenção plena podem ajudar

Comer demais? Exercícios de atenção plena podem ajudar

Todos nós experimentamos momentos de indulgência que levam a comer demais. Se isso acontecer de vez em quando, não é nada para se preocupar. Se isso acontecer com frequência, você pode se perguntar se tem um problema de comer demais ou "vício em comida". Antes de se preocupar, saiba que nenhum deles é considerado um diagnóstico médico oficial. Na verdade, a existência do vício em comida é muito debatida.

"Se existir, o vício em comida seria causado por um processo fisiológico real, e você experimentaria sintomas de abstinência se não tivesse certos alimentos, como aqueles com açúcar. Mas isso é muito diferente de dizer que você ama açúcar e é difícil não comê-lo", observa Helen Burton Murray, psicóloga e diretora do Programa de Saúde Comportamental Gastrointestinal do Centro de Saúde Neurointestinal do Massachusetts General Hospital, afiliado a Harvard.

Muitas pessoas inconscientemente comem demais e não percebem até terminar uma refeição. É aí que os exercícios de atenção plena podem ajudá-lo a manter tamanhos de porções razoáveis.

SABER MAIS

O que é alimentação consciente?

Mindfulness é a prática de estar presente no momento e observar as entradas inundando seus sentidos. Na hora da refeição: "Pense na aparência da comida, no sabor e no cheiro. Qual é a textura? Que lembranças ela traz? Como você se sente?" Burton Murray pergunta.

Ao estar atento às refeições, você retardará o processo de alimentação, prestará mais atenção aos sinais de fome e saciedade do seu corpo e talvez evite comer demais.

"Isso faz você dar um passo para trás e tomar decisões sobre o que está comendo, em vez de apenas passar pelo processo automático de ver, comer, comer", diz Burton Murray.

Prepare-se para o sucesso em estar atento ao comer:

  • Removendo distrações. Desligue telefones, TVs e computadores. Coma em um espaço tranquilo e organizado.
  • Andar a si mesmo para uma refeição de 20 minutos. Mastigue a comida devagar e abaixe o garfo entre as mordidas.

Mais exercícios de atenção plena para experimentar

Praticar a atenção plena quando você não está comendo aguça seus "músculos" de atenção plena. Aqui estão os exercícios para fazer isso.

  • Respiração focada. "Inspire e expire lentamente. Com cada inspiração, deixe sua barriga sair. Com cada expiração, deixe sua barriga entrar", explica Burton Murray. “Isso envolve o diafragma, que está conectado aos nervos entre o cérebro e o intestino e promove o relaxamento”.
  • Relaxamento muscular progressivo. Neste exercício, você contrai e libera um grupo muscular principal de cada vez por 20 segundos. Ao liberar uma contração, observe como é a sensação de relaxamento dos músculos.
  • Faça uma caminhada consciente, mesmo que seja apenas por cinco minutos. "Use seus sentidos para absorver o ambiente", sugere Burton Murray. "De que cores são as folhas das árvores? Há rachaduras no chão e onde estão? Qual é o cheiro do ar? Você sente uma brisa na pele?"
  • Pratique ioga ou tai chi. Ambas as práticas antigas de artes marciais incluem respiração profunda e foco nas sensações corporais.
  • Mantenha um diário. Anote os detalhes do seu dia. Tente incluir o que seus sentidos captaram – as visões, sons e cheiros que você experimentou e as texturas que você tocou.

Não se preocupe em tentar estar atento o dia todo. Comece com um momento aqui e ali e construa gradualmente. Quanto mais consciente você se tornar ao longo do dia, mais consciente você se tornará quando comer. E você pode descobrir que é mais capaz de tomar decisões sobre os alimentos que consome.

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Heidi Godman , Editor Executivo, Harvard Health Letter

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