Cientistas identificam nova causa de lesão vascular no diabetes tipo 2

O MicroRNA-210, que está presente nos glóbulos vermelhos saudáveis, ajuda a regular a função vascular.

• Um novo estudo mostra que existe um nível mais baixo de microRNA-210 nas células vermelhas do sangue de pessoas com diabetes tipo 2.
  • A reposição dos níveis de microRNA-210 pode um dia prevenir a lesão vascular associada a este tipo de diabetes.
Uma mudança molecular nos glóbulos vermelhos pode prever danos vasculares em pessoas com diabetes tipo 2. morgan23 / Getty Images

Entre as muitas complicações do diabetes tipo 2, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e resultados clínicos mais desfavoráveis ​​após eventos cardiovasculares , especialmente ataques cardíacos, podem ser uma preocupação particular.

Um estudo recente publicado na revista Diabetes sugere que a falta de uma molécula específica nos glóbulos vermelhos pode ser a raiz das complicações vasculares induzidas pelo diabetes tipo 2.

Nos últimos anos, pesquisas mostraram que essas células especializadas sofrem várias alterações e podem se tornar disfuncionais em pessoas com essa forma de diabetes.

Alterações nos glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Eles também transportam dióxido de carbono de volta aos pulmões para expiração. Em um papel menos conhecido, mas igualmente crucial, os glóbulos vermelhos têm uma influência sobremantendo o equilíbrio cardiovascular ou homeostase. Isso é parcialmente alcançado por meio da produção de óxido nítrico.

O corpo usa óxido nítrico para dilatar os vasos sanguíneos. E pesquisadores observaram que os glóbulos vermelhos em pessoas com diabetes tipo 2 têm uma capacidade reduzida de produzir óxido nítrico. Isso pode levar à constrição das artérias coronárias.

O diabetes tipo 2 também pode afetar o lançamento de trifosfato de adenosina pelos glóbulos vermelhos. Esta é a molécula primária para armazenar e transferir energia dentro do corpo.

Outra mudança nas células vermelhas do sangue de pessoas com diabetes é o aumento da formação de espécies reativas de oxigênio . A presença dessas moléculas pode levar à formação de mais placas nas paredes internas das artérias, um problema de saúde denominado aterosclerose .

No novo estudo, pesquisadores do Karolinska Institutet , na Suécia, investigaram quais alterações moleculares nas células vermelhas do sangue poderiam explicar essas disfunções. A equipe recrutou 36 participantes com diabetes tipo 2 e 32 participantes saudáveis ​​que não tomavam medicamentos e tinham níveis normais de glicose em jejum e sem histórico de doenças cardiovasculares.

A importância do microRNA-210

Os pesquisadores descobriram que os glóbulos vermelhos das pessoas com diabetes tipo 2 tinham muito menos microRNA-210 do que os dos participantes saudáveis. As moléculas de microRNA ocorrem naturalmente e regulam as funções celulares, incluindo a atividade vascular.

O estudo mostrou que a redução do microRNA-210 causou alterações nos níveis de proteína vascular específica. Essas alterações contribuíram para o desenvolvimento da disfunção endotelial. O endotélio é a membrana fina que reveste o coração e os vasos sanguíneos.

Os pesquisadores também descobriram que as placas ateroscleróticas retiradas de participantes com diabetes tipo 2 tinham níveis mais baixos de microRNA-210 do que os de participantes saudáveis.

Além disso, o controle glicêmico por meio de medicamentos parecia não ter grande influência sobre os efeitos prejudiciais das alterações nas células vermelhas do sangue em participantes com diabetes tipo 2.

Possível tratamento futuro

A Dra. Swapnil Khare , professora assistente de medicina clínica e diretora médica de diabetes em regime de internação na Escola de Medicina da Universidade de Indiana, compartilhou suas idéias sobre o estudo com o Medical News Today. Ela não estava envolvida na pesquisa.

“Eles mostraram em uma parte do estudo que se eles substituíssem o microRNA, a disfunção endotelial melhorava”, explicou o Dr. Khare. “Eu diria que este não é um estudo surpreendente, mas definitivamente empolgante.”

A relação direta entre microRNAs e glóbulos vermelhos ainda não foi completamente compreendida. Os autores do estudo reconhecem que esclarecer as vias de sinalização entre essas bioestruturas exigirá mais pesquisas.

Em uma entrevista com o MNT , o Dr. Zhichao Zhou , pesquisador do Karolinska Institutet e o primeiro autor do estudo, disse:

“Dado [que] os microRNAs são muito estáveis ​​na circulação em geral, e [que] observamos que os níveis de microRNA-210 de glóbulos vermelhos estão diminuídos no diabetes tipo 2, o microRNA-210 pode se tornar um potencial marcador de diagnóstico para prever possíveis complicações vasculares. ”

Na conclusão do estudo, os pesquisadores escrevem que o aumento dos níveis de microRNA-210 nos glóbulos vermelhos tem o potencial de ser um tratamento eficaz para a disfunção endotelial e ajudar a prevenir lesões vasculares em pessoas com diabetes tipo 2.

Escrito por Leigh Ann Green - Fato verificado por Anna Guildford, Ph.D.-MedcalNewsToday