Pesquisadores liderados por Yasuhiro Murakawa no RIKEN Center for Integrative Medical Sciences (IMS) e na Universidade de Kyoto no Japão e IFOM ETS na Itália descobriram vários tipos raros de células T auxiliares que estão associadas a distúrbios imunológicos, como esclerose múltipla, artrite reumatoide e até asma. Publicadas em 4 de julho na Science , as descobertas foram possíveis graças a uma tecnologia recém-desenvolvida que eles chamam de ReapTEC, que identificou intensificadores genéticos em subtipos raros de células T que estão ligados a distúrbios imunológicos específicos. O novo atlas de células T está disponível publicamente e deve ajudar no desenvolvimento de novas terapias medicamentosas para doenças imunomediadas. As

células T auxiliares são um tipo de glóbulo branco que constitui uma grande parte do sistema imunológico. Elas reconhecem patógenos e regulam a resposta imunológica. Muitas doenças imunomediadas são causadas pela função anormal das células T. Em doenças autoimunes como a esclerose múltipla, elas atacam erroneamente partes do corpo como se fossem patógenos. No caso de alergias, as células T reagem exageradamente a substâncias inofensivas no ambiente, como o pólen. Sabemos de várias células T comuns, mas estudos recentes mostraram que existem tipos raros e especializados de células T, e eles podem estar relacionados a doenças imunomediadas.

Dentro de todas as células, incluindo células T, há regiões de DNA chamadas "potenciadores". Este DNA não codifica proteínas. Em vez disso, ele codifica pequenos pedaços de RNA e aumenta a expressão de outros genes. Variações no DNA do potencializador de células T, portanto, levam a diferenças na expressão genética, e isso pode afetar o funcionamento das células T. Alguns potencializadores são bidirecionais, o que significa que ambas as fitas do DNA são usadas como modelos para o RNA potencializador. Os pesquisadores de vários laboratórios diferentes no RIKEN IMS, bem como colegas de outros institutos, se uniram para desenvolver a nova tecnologia ReapTEC e procurar conexões entre potencializadores bidirecionais de células T e doenças imunológicas.

Depois de analisar cerca de um milhão de células T humanas, eles encontraram vários grupos de tipos raros de células T, respondendo por menos de 5% do total. A aplicação do ReapTEC a essas células identificou quase 63.000 potencializadores bidirecionais ativos. Para descobrir se algum desses intensificadores está relacionado a doenças imunológicas, eles recorreram a estudos de associação genômica ampla (GWAS), que relataram inúmeras variantes genéticas, chamadas polimorfismos de nucleotídeo único, que estão relacionadas a várias doenças imunológicas.

Quando os pesquisadores combinaram os dados do GWAS com os resultados de sua análise ReapTEC, eles descobriram que variantes genéticas para doenças imunomediadas estavam frequentemente localizadas dentro do DNA intensificador bidirecional das células T raras que eles identificaram. Em contraste, variantes genéticas para doenças neurológicas não mostraram um padrão semelhante, o que significa que os intensificadores bidirecionais nessas células T raras estão relacionados especificamente a doenças imunomediadas.

Indo ainda mais fundo nos dados, os pesquisadores conseguiram mostrar que intensificadores individuais em certas células T raras estão relacionados a doenças imunológicas específicas. No geral, entre os 63.000 intensificadores bidirecionais, eles conseguiram identificar 606 que incluíam polimorfismos de nucleotídeo único relacionados a 18 doenças imunomediadas. Por fim, os pesquisadores conseguiram identificar alguns dos genes que são alvos desses intensificadores relacionados a doenças. Por exemplo, quando eles ativaram um intensificador que continha uma variante genética relacionada à doença inflamatória intestinal, o RNA intensificador resultante desencadeou a regulação positiva do gene IL7R .

"No curto prazo, desenvolvemos um novo método genômico que pode ser usado por pesquisadores em todo o mundo", diz Murakawa. "Usando esse método, descobrimos novos tipos de células T auxiliares, bem como genes relacionados a distúrbios imunológicos. Esperamos que esse conhecimento leve a uma melhor compreensão dos mecanismos genéticos subjacentes às doenças imunomediadas humanas."

A longo prazo, os pesquisadores acreditam que experimentos de acompanhamento poderão identificar novas moléculas que podem ser usadas para tratar doenças imunomediada.
Materiais fornecidos por RIKEN . Nota: O conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.
Referência do periódico :
1. Akiko Oguchi, Akari Suzuki, Shuichiro Komatsu, Hiroyuki Yoshitomi, Shruti Bhagat, Raku Son, Raoul Jean Pierre Bonnal, Shohei Kojima, Masaru Koido, Kazuhiro Takeuchi, Keiko Myouzen, Gyo Inoue, Tomoya Hirai, Hiromi Sano, Yujiro Takegami, Ai Kanemaru, Itaru Yamaguchi, Yuki Ishikawa, Nao Tanaka, Shigeki Hirabayashi, Riyo Konishi, Sho Sekito, Takahiro Inoue, Juha Kere, Shunichi Takeda, Akifumi Takaori-Kondo, Itaru Endo, Shinpei Kawaoka, Hideya Kawaji, Kazuyoshi Ishigaki, Hideki Ueno, Yoshihide Hayashizaki, Massimiliano Pagani, Piero Carninci, Motoko Yanagita, Nicholas Parrish, Chikashi Terao, Kazuhiko Yamamoto, Yasuhiro Murakawa, Matteo Guerrini, Hiroaki Hatano, Kazuyoshi Ishigaki, Yuki Ishikawa, Shuichiro Komatsu, Michihiro Kono, Yasuhiro Murakawa, Masahiro Nakano, Akiko Oguchi, Raku Son, Akari Suzuki, Kazuhiro Takeuchi, Nao Tanaka, Chikashi Terao, Kohei Tomizuka, Kazuhiko Yamamoto, Soichiro Yoshino. Um atlas de intensificadores transcritos na diversidade de células T auxiliares para decodificar doenças humanas . Ciência , 2024; 385 (6704) DOI: 10.1126/science.add8394
Citar esta página :
RIKEN. "Cientistas descobrem novas células T e genes relacionados a distúrbios imunológicos." ScienceDaily. ScienceDaily, 4 de julho de 2024. .

RIKEN - Center for Integrative Medical Sciences (IMS) e na Universidade de Kyoto