Cientistas descobrem nova molécula que mata cânceres difíceis de tratar

Uma nova molécula sintetizada por um pesquisador da Universidade do Texas em Dallas mata um amplo espectro de cânceres difíceis de tratar, incluindo o câncer de mama triplo-negativo, explorando uma fraqueza nas células não previamente visadas por outras drogas.

Um estudo que descreve a pesquisa - que foi realizada em células isoladas, em tecido canceroso humano e em cânceres humanos cultivados em camundongos - foi publicado on-line em 2 de junho na revista Nature Cancer .

Dr. Jung-Mo Ahn, co-autor correspondente do estudo e professor associado de química e bioquímica da UT Dallas na Escola de Ciências Naturais e Matemática, é apaixonado por seu trabalho projetando pequenas moléculas que visam interações proteína-proteína em células por mais de uma década. Usando uma abordagem chamada design de droga racional baseado em estrutura, ele desenvolveu anteriormente compostos potenciais candidatos terapêuticos para câncer de mama resistente ao tratamento e para câncer de próstata.

No trabalho atual, Ahn e seus colegas testaram um novo composto que sintetizou chamado ERX-41 por seus efeitos contra células de câncer de mama, tanto aquelas que contêm receptores de estrogênio (ERs) quanto aquelas que não contêm. Embora existam tratamentos eficazes disponíveis para pacientes com câncer de mama ER-positivo, existem poucas opções de tratamento para pacientes com câncer de mama triplo negativo (TNBC), que não possui receptores para estrogênio, progesterona e fator de crescimento epidérmico humano 2. O TNBC geralmente afeta mulheres com menos de 40 anos e tem piores resultados do que outros tipos de câncer de mama.

"O composto ERX-41 não matou células saudáveis, mas eliminou as células tumorais, independentemente de as células cancerígenas terem receptores de estrogênio", disse Ahn. "Na verdade, ele matou as células de câncer de mama triplo-negativas melhor do que matou as células ER-positivas.

"Isso foi intrigante para nós na época. Sabíamos que deveria ter como alvo algo diferente dos receptores de estrogênio nas células TNBC, mas não sabíamos o que era."

Para investigar a molécula ERX-41, Ahn trabalhou com colaboradores, incluindo autores co-correspondentes Dr. Ganesh Raj, professor de urologia e farmacologia no Harold C. Simmons Comprehensive Cancer Center no UT Southwestern Medical Center, bem como o Dr. Ratna Vadlamudi , professor de obstetrícia e ginecologia da UT Health San Antonio. Dr. Tae-Kyung Lee, um ex-cientista de pesquisa da UTD no Laboratório de Química Bio-Orgânica/Medicina de Ahn, esteve envolvido na síntese do composto.

Os pesquisadores descobriram que o ERX-41 se liga a uma proteína celular chamada lipase ácida lisossomal A (LIPA). A LIPA é encontrada em uma estrutura celular chamada retículo endoplasmático, uma organela que processa e dobra proteínas.

"Para que uma célula tumoral cresça rapidamente, ela precisa produzir muitas proteínas, e isso cria estresse no retículo endoplasmático", disse Ahn. "As células cancerosas superproduzem significativamente o LIPA, muito mais do que as células saudáveis. Ao se ligar ao LIPA, o ERX-41 bloqueia o processamento da proteína no retículo endoplasmático, que fica inchado, levando à morte celular."

A equipe de pesquisa também testou o composto em camundongos saudáveis ​​e não observou efeitos adversos.

"Levamos vários anos para descobrir exatamente qual proteína estava sendo afetada pelo ERX-41. Essa foi a parte difícil. Perseguimos muitos becos sem saída, mas não desistimos", disse Ahn.

"O câncer de mama triplo negativo é particularmente insidioso - atinge mulheres em idades mais jovens; é agressivo; e é resistente ao tratamento. Estou muito feliz por termos descoberto algo que tem o potencial de fazer uma diferença significativa para esses pacientes."

Os pesquisadores alimentaram camundongos com formas humanas de tumores cancerígenos, e os tumores ficaram menores. A molécula também se mostrou eficaz em matar células cancerosas em tecidos humanos coletados de pacientes que tiveram seus tumores removidos.

Eles também descobriram que o ERX-41 é eficaz contra outros tipos de câncer com estresse de retículo endoplasmático elevado, incluindo câncer de pâncreas e ovário de difícil tratamento e glioblastoma, o câncer cerebral primário mais agressivo e letal.

"Como químico, estou um pouco isolado dos pacientes, então esse sucesso é uma oportunidade para eu sentir que o que faço pode ser útil para a sociedade", disse Ahn.

Ahn é co-titular de patentes emitidas e pendentes sobre o ERX-41 e compostos relacionados, que foram licenciados para a startup EtiraRX, com sede em Dallas, uma empresa cofundada em 2018 por Ahn, Raj e Vadlamudi. A empresa anunciou recentemente que planeja iniciar os ensaios clínicos do ERX-41 já no primeiro trimestre de 2023.

A pesquisa de Ahn neste projeto é apoiada pelo National Cancer Institute, parte dos National Institutes of Health (1R01CA223828); o Instituto de Pesquisa e Prevenção do Câncer do Texas; e a Fundação Welch.

Além de pesquisadores da UT Southwestern e da UT Health San Antonio, outros autores do estudo do Janelia Research Campus do Howard Hughes Medical Institute, da Northwest A&F University na China e do Medical College of Xiamen University na China contribuíram.

Materiais fornecidos pela Universidade do Texas em Dallas . Original escrito por Amanda Siegfried. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.

1. Xihui Liu, Suryavathi Viswanadhapalli, Shourya Kumar, Tae-Kyung Lee, Andrew Moore, Shihong Ma, Liping Chen, Michael Hsieh, Mengxing Li, Gangadhara R. Sareddy, Karla Parra, Eliot B. Blatt, Tanner C. Reese, Yuting Zhao, Annabel Chang, Hui Yan, Zhenming Xu, Uday P. Pratap, Zexuan Liu, Carlos M. Roggero, Zhenqiu Tan, Susan T. Weintraub, Yan Peng, Rajeshwar R. Tekmal, Carlos L. Arteaga, Jennifer Lippincott-Schwartz, Ratna K Vadlamudi, Jung-Mo Ahn, Ganesh V. Raj. O direcionamento de LIPA independente de sua atividade de lipase é uma estratégia terapêutica em tumores sólidos via indução de estresse de retículo endoplasmático . Natureza Câncer , 2022; DOI: 10.1038/s43018-022-00389-8

Citar esta página :

Universidade do Texas em Dallas. "Cientistas descobrem nova molécula que mata cânceres difíceis de tratar." ScienceDaily. ScienceDaily, 9 de junho de 2022. .

Universidade do Texas em Dallas