Bactérias que causam gengivite podem aumentar o risco de Alzheimer

Cerca de 47,2% dos adultos americanos com mais de 30 anos e 70% com mais de 65 anos têm doenças gengivais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

• Pesquisadores da Universidade Tufts descobriram uma correlação entre doença gengival e doença de Alzheimer em um estudo com ratos.
  • A equipe de pesquisa acredita que suas descobertas podem ajudar a reduzir o número de pacientes com doença periodontal e Alzheimer.
Um estudo encontrou uma ligação entre a doença das gengivas e a doença de Alzheimer. miodrag ignjatovic/Getty Images

A doença da gengiva – também conhecida como periodontite e doença periodontal – ocorre através de uma infecção bacteriana nos tecidos moles da boca. Pesquisas anteriores ligam a periodontite ao diabetes , doença renal e problemas cardiovasculares .

Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade Tufts descobriu uma correlação entre a doença gengival através da bactéria Fusobacterium nucleatum ( F. nucleatum ) e a doença de Alzheimer através de um estudo com ratos. Os cientistas acreditam que suas descobertas podem ajudar a reduzir a progressão da doença periodontal e dessa forma de demência.

O estudo foi publicado recentemente na revista Frontiers in Aging Neuroscience .

O que é doença periodontal?

Partículas de alimentos e bactérias estão constantemente dentro da boca. Quando as pessoas não escovam e passam fio dental regularmente , as partículas e as bactérias formam uma substância pegajosa chamada placa que adere aos dentes. A placa pode irritar as gengivas se não for limpa, causando uma forma precoce de doença gengival chamada gengivite .

Se a placa ficar muito tempo nos dentes e gengivas, ela endurece em uma substância conhecida como tártaro . Como o tártaro é muito duro, normalmente apenas um dentista pode removê-lo usando instrumentos dentários durante uma limpeza dental profissional.

Quando o tártaro permanece nos dentes por muito tempo, o próximo nível de doença da gengiva, conhecido como periodontite, pode se instalar. A doença periodontal leva a uma infecção maior nas gengivas e nos dentes. Se não for tratada, a periodontite pode resultar emperda de dente .

De acordo comCentros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , cerca de 47% dos adultos com mais de 30 anos e 70% com mais de 65 anos nos Estados Unidos têm doença periodontal. A gengivite é mais comum entre os homens e aqueles que fumam .

Inflamação e doença de Alzheimer

De acordo com o Dr. Jake Jinkun Chen , professor de periodontologia e diretor da Divisão de Biologia Oral da Tufts University School of Dental Medicine e principal autor deste estudo, o objetivo deste novo estudo é identificar e caracterizar a associação de F. nucleatum doença periodontal induzida com doença de Alzheimer.

F. nucleatum é uma bactéria comumente envolvida com doença periodontal. Pesquisas anteriores também ligam as bactérias ao câncer de cólon e câncer bucal .

Como as bactérias na boca podem exacerbar os sintomas da doença de Alzheimer? Ele pode fazer duas coisas, disse o Dr. Chen ao MNT .

“Primeiro, gera inflamação local e sistêmica, o que afetará o fenótipo da doença de Alzheimer, já que a própria doença de Alzheimer é uma doença inflamatória”, explicou. “Dois, migra e penetra no cérebro para colonizar e secretar moléculas patológicas para exacerbar os sintomas e sinais da doença de Alzheimer”.

Para este estudo, o Dr. Chen e sua equipe usaram células cultivadas em laboratório para mostrar que a presença de F. nucleatum causava crescimento anormal de células microgliais. Essas células de imunidade no cérebro e na medula espinhal ajudam a remover qualquer infecção do cérebro, mantendo o sistema nervoso central saudável. Além de impactar seu crescimento, a presença de F. nucelatum também levou essas células a criarem uma resposta inflamatória. Pesquisas anteriores mostram que a inflamação desempenha um papel no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Em seguida, a equipe analisou a periodontite induzida por F. nucleatum em um modelo de camundongo da doença de Alzheimer. Eles descobriram que, em comparação com os animais de controle, os camundongos com periodontite apresentaram aumento do comprometimento cognitivo e níveis mais altos de placas amilóides e proteína Tau. Além disso, como nas células cultivadas, aumentos no crescimento e inflamação das células microgliais também foram observados nesses animais.

Como essas descobertas podem ajudar

Dr. Chen disse que o significado dos resultados de suas pesquisas está em quatro áreas principais. Primeiro, eles estão visando um “enorme problema de saúde” porque uma porcentagem significativa da população adulta tem doença periodontal e mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo vivem comdemência . Alzheimer é o tipo mais comum de demência.

"Dois, a compreensão mecanicista de uma bactéria anaeróbica pouco estudada ( F. nucleatum ) na patogênese da doença periodontal e da doença de Alzheimer preenche uma lacuna no conhecimento científico e envia um sinal de alerta para dentistas e neurologistas", continuou o Dr. Chen.

“Três, o estabelecimento de um modelo animal fornece capacidade técnica para delinear o possível [causativo] entre uma doença dentária local (doença periodontal) e um distúrbio neural (doença de Alzheimer) em um local anatômico remoto”, acrescentou.

"E quatro, o estudo pode fornecer prova de princípio para outras aplicações pré-clínicas e clínicas do sistema estabelecido para estudar se o tratamento da doença periodontal pode diminuir ou retardar o aparecimento da doença de Alzheimer em humanos", concluiu o Dr. Chen.

A MTN também conversou com o Dr. Percy Griffin , diretor de engajamento científico da Alzheimer's Association. Dr. Griffin disse que este estudo contribui para a crescente evidência de que micróbios e vírus podem desempenhar um papel em doenças cerebrais.

"Neste estudo, eles encontraram evidências de aumento da ativação do sistema imunológico do cérebro, alterações cerebrais relacionadas ao Alzheimer e alterações cognitivas em camundongos infectados com um micróbio oral", disse o Dr. Griffin. “Embora essas descobertas sejam interessantes, esta pesquisa foi feita em camundongos, e estudos anteriores examinando a relação entre doença periodontal e Alzheimer em humanos não demonstraram causa. Mais pesquisas são necessárias.”

“Não sabemos neste momento se coisas como escovar os dentes acabarão reduzindo o risco de Alzheimer”, acrescentou. “O que podemos dizer é que uma boa higiene bucal é importante para a saúde geral e o envelhecimento saudável. Existem vários outros fatores de risco modificáveis ​​no estilo de vida – como exercícios e dieta – que têm evidências científicas consideráveis ​​para mostrar que podem reduzir o risco de declínio cognitivo”.

Escrito por Corrie Pelc — Fato verificado por Jill Seladi-Schulman, Ph.D.