Artigos e Variedades
Medicamentos - Lançamentos, estudos científicos, alertas, pesquisas.
Anticonvulsivante Lamotrigina pode causar rara, mas grave reação do sistema imunológico

Anticonvulsivante Lamotrigina pode causar rara, mas grave reação do sistema imunológico

A medicação anticonvulsivante lamotrigina pode causar a reação do sistema imunológico rara, mas grave, linfohistiocitose hemofagocítica (HLH), os EUA e Food and Drug Administration, disse hoje em uma comunicação de segurança. A FDA disse que um aviso sobre o risco de HLH será adicionado à informação sobre a prescrição de rótulos de medicamentos da lamotrigina. A lamotrigina é utilizada isoladamente ou com outros medicamentos para tratar convulsões em pacientes com idade igual ou superior a 2 anos. É também indicado para o tratamento de manutenção em pacientes com transtorno bipolar para ajudar a evitar episódios de humor (depressão, mania ou hipomania e episódios mistos). HLH é uma síndrome hiperinflamatória que pode levar à hospitalização e morte, especialmente se não for diagnosticada e tratada rapidamente. Muitas vezes, o diagnóstico é complicado porque os primeiros sinais e sintomas, como febre e erupção cutânea, não são específicos, observa o FDA. A HLH também pode ser confundida com outras reações adversas graves relacionadas ao sistema imunológico, como reação a medicamentos com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS). A lamotrigina foi aprovada em 1994 e está disponível sob a marca Lamictal (GlaxoSmithKline) e em formas genéricas. Nos 24 anos desde a aprovação, a FDA identificou oito casos (dois nos Estados Unidos e seis no exterior) de HLH confirmados ou suspeitos associados à lamotrigina em crianças e adultos, mas diz que há "casos adicionais prováveis" que eles desconhecem. Há "evidências razoáveis" de que a lamotrigina foi a causa do HLH nesses oito casos, com base no calendário dos eventos e na ordem em que ocorreram, disse a agência. Todos os oito pacientes necessitaram de hospitalização e receberam medicamentos e outros tratamentos médicos. Um paciente morreu. A FDA recomenda que os pacientes que tomam lamotrigina que desenvolvem febre ou erupção cutânea sejam avaliados prontamente; o medicamento deve ser interrompido se houver suspeita de HLH ou outra reação adversa grave relacionada ao sistema imunológico e não for possível estabelecer uma causa alternativa para os sinais e sintomas.

Os pacientes que recebem lamotrigina devem ser aconselhados a procurar atendimento médico imediato se apresentarem sintomas de HLH. O HLH pode ser diagnosticado se um paciente tiver pelo menos cinco dos oito sinais ou sintomas seguintes: Febre e erupção cutânea; Baço aumentado; Citopenias; Níveis elevados de triglicerídeos ou baixos níveis sanguíneos de fibrinogênio; Altos níveis de ferritina no sangue; Hemofagocitose identificada através de biópsia de medula óssea, baço ou linfonodo; Diminuição ou ausência da atividade das células natural killer; e Níveis sanguíneos elevados de CD25 mostrando ativação prolongada das células imunes. Os profissionais de saúde são encorajados a relatar eventos adversos relacionados ao uso de lamotrigina ao Programa de Informações de Segurança e Informações Adversas da MedWatch do FDA.

Medscape Medical News

Comente essa publicação