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Ansiedade em homens: combatendo estereótipos

Ansiedade em homens: combatendo estereótipos

Os transtornos de ansiedade estão entre as condições de saúde mental mais comuns em todo o mundo. Embora tendam a afetar mais as mulheres do que os homens, os homens ainda são amplamente afetados. Devido a diferentes fatores sociais e biológicos, as experiências de ansiedade dos homens, desde os estilos de enfrentamento até os comportamentos de busca de tratamento, diferem das das mulheres.

Como a ansiedade é diferente para os homens? Crédito de imagem: Danil Nevsky/Stocksy.

Como a ansiedade é diferente para os homens? Crédito de imagem: Danil Nevsky/Stocksy.

Os transtornos de ansiedade são caracterizado por medo e preocupação excessivos e distúrbios comportamentais. Eles incluem :

Em 2019 , 301 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com transtorno de ansiedade, incluindo 58 milhões de crianças e adolescentes. Estimativas sugerem que as mulheres são mais afetadas que os homens; 23,4% das mulheres têm ansiedade em um determinado ano nos Estados Unidos, e o mesmo acontece com 14,3% dos homens.

Embora comuns em homens, os transtornos de ansiedade têm sido amplamente negligenciados na literatura de saúde mental masculina , o que significa que há poucas pesquisas de alta qualidade sobre o assunto.

O Medical News Today conversou com quatro especialistas em saúde mental sobre tópicos que variam de como a ansiedade se expressa de maneira diferente em homens e mulheres, como os homens procuram tratamento e o que poderia melhorar a maneira como eles pensam sobre a condição e buscam apoio.

Sintomas

Uma Revisão de 2021 de 25 estudos que investigaram a ansiedade entre homens descobriram que os sintomas de ansiedade diferem entre homens e mulheres.

Os pesquisadores descobriram que os homens relatam aumento da gravidade da ansiedade e são mais propensos a relatar sintomas físicos, como dor de cabeça , perda de apetite e tremores corporais, além de sensações de perda de controle quando comparados a mulheres da mesma idade.

Eles também descobriram que a ansiedade entre os homens tende a se concentrar em sentimentos de falta de controle e na percepção de “ser um fracasso” se não conseguir recuperar o controle dos estados ansiosos. Os homens também costumam descrever seus sintomas como “duradouros, sempre presentes e às vezes ao longo da vida”.

Enquanto a ansiedade leve tem sido associada a um melhor desempenho cognitivo, a ansiedade severa tem sido associada à redução da função cognitiva. Outras pesquisas sugerem que os transtornos de ansiedade estão ligados a uma menor qualidade de vida e redução do funcionamento social.

Estilos de enfrentamento

Pesquisas às vezes encontraram diferenças nas estratégias de regulação emocional de homens e mulheres. Assim, sugere que alguns homens podem tender a reverter para o enfrentamento baseado em problemas com mais frequência, enquanto algumas mulheres podem optar por estratégias de enfrentamento mais evasivas, como buscar apoio emocional.

Embora as estratégias de enfrentamento baseadas em problemas possam ser eficazes em situações controláveis ​​ou ajustáveis, elas podem desmoronar se essas condições não forem atendidas. Neste ponto, os homens são mais propensos do que as mulheres a se “automedicar” como uma forma de comportamento de evitação.

“Muitas vezes, os homens podem usar álcool, tabaco e outros medicamentos não sujeitos a receita médica para reduzir ou controlar a experiência e os sintomas de ansiedade”, Dr. Derek M. Griffith , fundador e diretor do Center for Men's Health Equity e professor de administração de sistemas de saúde e oncologia da Universidade de Georgetown disse ao MNT .

“Os homens podem imaginar o pior cenário possível e raciocinar que é mais sensato para eles evitar uma situação porque esse cenário pode ser possível”, acrescentou.

Quando perguntado por que os homens podem utilizar o enfrentamento baseado em problemas mais do que as mulheres, o Dr. Thomas Fergus , professor associado do Departamento de Psicologia e Neurociência da Universidade Baylor, disse ao MNT que a maneira como meninos e meninas são ensinados a gerenciar estados emocionais pode desempenhar um papel nos estilos de enfrentamento.

Ele observou que as mulheres geralmente socializado se concentrar nos estados emocionais com mais frequência do que os homens e que os homens são mais socializados para se concentrar na resolução de problemas e obter controle sobre suas emoções negativas.

Procurando ajuda

“Os homens são menos propensos a acessar tratamentos para ansiedade através dos caminhos médicos típicos e menos propensos a procurar tratamento inicial”, disse Lee Chambers , psicólogo e consultor de bem-estar em conversa com o MNT .

“Traços estereotipicamente masculinos desempenham um papel na redução da chance de um homem expressar seus desafios, buscar mais apoio e permanecer conectado ao tratamento fornecido”, acrescentou.

Um estudo descobriu que a relutância dos homens jovens em procurar ajuda para a ansiedade decorre de preocupações de confidencialidade, estigma percebido, julgamento por si mesmo e pelos colegas e a suposição de que isso não ajudará.

O mesmo estudo também descobriu que os homens jovens relatam uma falta de compreensão dos transtornos de ansiedade, o que se traduz em uma consciência limitada do tratamento e das opções de busca de saúde.

Dr. Griffith disse:

“Só nas últimas décadas as baixas taxas de procura de ajuda médica por parte dos homens foram vistas como um problema. Historicamente, as taxas de procura de ajuda dos homens eram consideradas a norma, e as mulheres eram consideradas como abusando dos serviços. Embora não seja exclusivo da ansiedade, os homens são mais propensos do que as mulheres a adiar a procura de ajuda e a tolerar sintomas menores, temendo desperdiçar o tempo do médico ou falhar como homens”.

“Parte do desafio de entender como os homens pensam sobre ansiedade e outros aspectos da saúde mental ou física. Para muitos homens, a ansiedade é algo para o qual eles procurariam ajuda apenas quando isso atrapalhasse seu desempenho no trabalho ou sua capacidade de cumprir outros papéis e responsabilidades. Mesmo assim, não é incomum que os homens vejam a ansiedade como algo com o qual eles apenas precisam lidar, em vez de algo que pode ser tratado por um profissional”, acrescentou.

Incentivar os homens a procurar tratamento

“De um ponto de vista proativo, os homens podem procurar promover a resiliência emocional trabalhando para comunicar e expressar emoções de forma saudável, gerenciar seus níveis de estresse e melhorar sua autoestima”, disse Chambers.

“Desenvolver relacionamentos saudáveis ​​dá mais espaço para se expressar, e focar nos fundamentos de comer bem, dormir bem e movimentar seus corpos pode fornecer o equilíbrio emocional para aumentar o autocuidado e a compaixão”, continuou ele.

Dra. Danielle Cooper , professora assistente de psiquiatria clínica da Universidade da Pensilvânia, disse ao MNT que trabalhar para remover o estigma em torno da saúde mental pode ajudar mais homens a procurar tratamento.

“Dado algum estigma existente em torno da saúde mental, algumas pessoas podem se apegar a crenças inúteis de que pedir ajuda ou ter ansiedade é fraco ou acreditam que a psicoterapia não será útil”, observou ela.

“As pessoas podem se beneficiar ao aprender que a ansiedade em si é adaptativa e pode ser útil, como melhorar o desempenho ou motivar o comportamento. Quando a ansiedade se torna menos útil e mais interferente, é importante procurar tratamento. Os transtornos de ansiedade são frequentemente mantidos, em parte, pela evitação. É preciso muita força e coragem para enfrentar os medos, não a fraqueza.”

– Dra. Danielle Cooper

Chambers concordou que remover o estigma em torno da saúde mental é crucial: “Mais homens estão falando abertamente sobre a ansiedade na sociedade e compartilhando suas histórias, e isso muitas vezes pode ser uma bandeira na areia para que outros homens dêem um passo à frente e sejam honestos sobre sua situação atual. sentimentos."

“Ver a abertura como um passo corajoso para a força de ser vulnerável está no centro de projetos em todo o mundo, e há mais força em compartilhar do que costumamos perceber”, concluiu.

Escrito por Annie Lennon — Fato verificado por Anna Guildford, Ph.D.

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