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Alimentos ultraprocessados? Apenas diga não

Alimentos ultraprocessados? Apenas diga não

Novas pesquisas sugerem que os alimentos ultraprocessados (AUPs) aumentam o risco de comprometimento cognitivo e derrames.

Os americanos adoram seus alimentos ultraprocessados , sejam eles cereais (como Cap'n Crunch, um dos meus favoritos quando criança), salgadinhos (como Cheetos), entradas (como cachorros-quentes) ou sobremesas (como Twinkies). ). Claro, encher o seu prato com vegetais, frutas, peixes, óleos saudáveis e grãos em uma dieta de estilo mediterrâneo melhora a saúde do coração e do cérebro. Mas se você também comer alguns alimentos ultraprocessados, isso faz mal à saúde do cérebro?
O que saber sobre este novo estudo
Um novo estudo parece confirmar que a ingestão de alimentos ultraprocessados está associada a um maior risco de comprometimento cognitivo e derrames.
Este estudo observacional bem elaborado examinou dados do projeto REGARDS (REasons for Geographic And Racial Differences in Stroke), um estudo longitudinal de americanos negros e brancos não-hispânicos com 45 anos ou mais. Os participantes do estudo foram inicialmente inscritos entre 2003 e 2007 e receberam uma série de questionários avaliando saúde, dieta, exercício, índice de massa corporal, educação, renda, uso de álcool, humor e outros fatores. Além disso, testes de memória e linguagem foram administrados em intervalos regulares.
Para examinar o risco de acidente vascular cerebral e comprometimento cognitivo, os dados de 20.243 e 14.175 participantes, respectivamente, foram considerados utilizáveis com base na qualidade das informações dos questionários e testes. Aproximadamente um terço da amostra foi identificado como negro e a maioria dos dois terços restantes identificados como brancos.
Os resultados do estudo
? De acordo com a análise dos autores, aumentar a ingestão de alimentos ultraprocessados em apenas 10% foi associado a um risco significativamente maior de comprometimento cognitivo e acidente vascular cerebral.
? A ingestão de alimentos não processados ou minimamente processados foi associada a um menor risco de comprometimento cognitivo.
? O efeito dos alimentos ultraprocessados no risco de acidente vascular cerebral foi maior para indivíduos que se identificaram como negros em comparação com indivíduos que se identificaram como brancos.
Os participantes do estudo que relataram seguir uma dieta saudável (como uma dieta mediterrânea, DASH ou MIND ) e consumiram o mínimo de alimentos ultraprocessados pareciam manter uma melhor saúde cerebral em comparação com aqueles que seguiram dietas saudáveis semelhantes, mas consumiram mais alimentos ultraprocessados.
Por que os alimentos ultraprocessados podem ser ruins para o cérebro?
Aqui estão algumas razões biologicamente plausíveis:
? Os UPFs são geralmente compostos de carboidratos processados que são rapidamente decompostos em açúcares simples, o que equivale a comer muitos doces. Essas cargas de açúcar causam picos de insulina, que podem alterar a função normal das células cerebrais.
? Comer alimentos ultraprocessados está associado a um maior risco de síndrome metabólica e obesidade, condições bem estabelecidas ligadas à hipertensão, níveis anormais de lipídios no sangue e diabetes tipo 2.
? Existem aditivos prejudiciais à saúde em alimentos ultraprocessados para alterar a textura, a cor, a doçura ou o sabor. Esses aditivos perturbam o microbioma intestinal e podem levar à inflamação intestinal que pode causar
o a produção de metabólitos produzidos pelo microbioma que podem afetar a função cerebral (como ácidos graxos de cadeia curta e lipopolissacarídeos)
o intestino permeável, permitindo que toxinas e moléculas inflamatórias entrem na corrente sanguínea e vão para o cérebro
o função alterada do neurotransmissor (como a serotonina) que pode afetar diretamente o humor e a cognição
o níveis aumentados de cortisol que simulam estar sob estresse crônico, o que pode impactar diretamente a função do hipocampo e do lobo frontal, afetando a memória e o desempenho das funções executivas , respectivamente
o um risco aumentado de Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurodegenerativas devido a moléculas inflamatórias que viajam do intestino para o cérebro.
? Como os alimentos ultraprocessados têm baixo valor nutricional, muitas vezes as pessoas sentem fome logo após comê-los, levando a excessos e suas consequências.
A mensagem para levar para casa
Evite alimentos processados, que podem incluir salgadinhos e outros salgadinhos, pães e doces industriais, doces e balas embalados, refrigerantes diet e açucarados, macarrão instantâneo e sopas, refeições prontas e jantares congelados e carnes processadas, como cachorro-quente e mortadela. Coma alimentos não processados ou minimamente processados, que ? quando combinados com um menu saudável de alimentos mediterrâneos ? incluem peixe, azeite, abacate, frutas e vegetais inteiros, nozes e feijões e grãos integrais.
Sobre o autor

Andrew E. Budson, MD , Colaborador; Membro do Conselho Consultivo Editorial, Harvard Health Publishing
Andrew E. Budson é chefe de neurologia cognitiva e comportamental no Veterans Affairs Boston Healthcare System, professor de neurologia na Harvard Medical School e presidente do Science of Learning Innovation Group no? Veja a biografia completa
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Por Andrew E. Budson, MD

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