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4 dicas para lidar com a ansiedade social

4 dicas para lidar com a ansiedade social

Milhões de pessoas em todo o mundo experimentam sintomas de ansiedade em situações sociais. Neste recurso do Spotlight, oferecemos algumas dicas e truques sobre como lidar com a ansiedade social para tornar sua vida mais fácil e gratificante.

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Neste recurso do Spotlight, oferecemos algumas dicas importantes sobre como vencer a ansiedade social.

 

A Associação de Ansiedade e Depressão da América (ADAA) indica que cerca de 40 milhões de adultos nos Estados Unidos experimentam uma forma de ansiedade a cada ano.

Destes, cerca de 15 milhões têm ansiedade social, que se manifesta como um medo intenso de ser julgado ou rejeitado por outros em um contexto social.

"É como ... um guarda-chuva muito, muito pesado se fechando em volta da minha cabeça."

"Um medo intenso de estar em uma situação em que não conheço ninguém. Preocupado com o julgamento dos outros; por exemplo, receio que as pessoas possam me ver como um impasse".

"Isso me faz sentir que não quero sair e conversar com ninguém. Eu sempre prefiro ficar em casa e me enroscar no sofá, ou me enterrar em empregos pela casa para me distrair de qualquer demanda social."

Foi assim que três pessoas com quem o Medical News Today falou descreveram suas próprias experiências de ansiedade social.

Para algumas pessoas, lidar com a ansiedade social significa evitar uma variedade de eventos sociais, incluindo aqueles que normalmente seriam uma fonte de diversão e alegria, como festas ou cerimônias de formatura.

A ansiedade social pode levar ao isolamento e à redução da confiança. Como alguém nos disse:

"[Ansiedade social] me faz sentir como se eu fosse o único a sofrer dessa maneira, e todo mundo está bem em sair e se divertir juntos. Isso me faz sentir que ninguém gosta de mim, então por que eles quer falar comigo? Quando eles falam comigo, sempre sinto que eles estão tentando encontrar uma desculpa para fugir e ir conversar com outra pessoa. "

1. Evite estratégias de enfrentamento negativas

Os estados emocionais e mentais negativos associados à ansiedade social podem levar a sintomas fisiológicos que pioram a ansiedade de uma pessoa e levam a mais isolamento.

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Pode ser tentador beber para se sentir mais à vontade, mas o álcool pode realmente aumentar a ansiedade.

Uma pessoa nos disse que sua ansiedade social costumava levar não apenas a "sentimentos" internos [que] incluem uma trêmula na minha voz [e] névoa cerebral que me impede de pensar direito ", mas também a" pânico ". sentimentos [que] incluem dor de estômago , perda de apetite, mãos suadas, rigidez muscular ".

Ao se encontrarem em uma situação social inevitável - como um evento no escritório -, muitas pessoas tentam atenuar os sintomas de sua ansiedade social por meio de estratégias negativas de enfrentamento, principalmente o consumo de álcool.

E enquanto o primeiro copo ou dois de vinho pode realmente parecer o melhor antídoto contra a preocupação compulsiva, beber demais provavelmente acabará piorando a ansiedade.

Pesquisas anteriores mostraram que o consumo excessivo de álcool acaba voltando ao mau humor, à ansiedade aumentada e a outros sintomas relacionados, como padrões de sono interrompidos.

Segundo a ADAA, aproximadamente 20% dos indivíduos com ansiedade social também apresentam transtorno por uso de álcool. Estudos demonstraram que esses achados se aplicam a adultos e adolescentes com ansiedade social.

Portanto, uma dica importante para manter a ansiedade social sob controle e evitar um possível agravamento dos sintomas é evitar beber demais, mesmo que a sensação inicial de relaxamento que o álcool possa proporcionar pareça atraente.

Um leitor que manteve com sucesso os sintomas de ansiedade social sob controle nos disse que além da terapia comportamental cognitiva (TCC) e dos medicamentos, levar um estilo de vida saudável - incluindo evitar o álcool - ajudou.

"Eu sei [...] que se eu fizer as seguintes coisas, a ansiedade é melhor: exercite-se regularmente, coma bem, não beba muito álcool, faça coisas que eu gosto", disse ele.

2. Enfrente seus medos, não se esconda deles

Outro objetivo para as pessoas que experimentam ansiedade social é evitar se envolver em situações sociais, verificando as mídias sociais ou realizando outras atividades em seus smartphones.

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Legenda

 

Esconder-se atrás do smartphone para evitar a interação social pode fazer mais mal do que bem.

"Eu costumava me afundar [na minha ansiedade social] e ficava meio que fingindo tocar no meu telefone", alguém nos disse.

Um estudo de 2016 analisou dados de 367 participantes adultos jovens que eram usuários de smartphones. Ele encontrou "correlações positivas significativas" entre o uso excessivo de smartphones e a presença de ansiedade social.

Um estudo de 2017 constatou que dos 182 usuários de smartphones adultos jovens, aqueles que admitiram ser viciados em tecnologia também apresentaram marcadores em potencial de ansiedade social, incluindo isolamento e baixa auto-estima.

"Nossos smartphones se transformaram em uma ferramenta que fornece satisfação curta, rápida e imediata, o que é muito estimulante ", alerta um dos autores do estudo, Isaac Vaghefi, que é professor assistente de sistemas de informações de gerenciamento na Universidade Binghamton - Universidade Estadual de Nova York. Iorque.

Além disso, se esconder atrás de um smartphone só evitará resolver o problema da ansiedade social. Embora possa parecer contra-intuitivo e até assustador no começo, é muito melhor enfrentar a ansiedade social de frente, através da exposição gradual a situações sociais cada vez mais complexas.

Uma abordagem terapêutica chave no tratamento da ansiedade social exige exposição intencional a contratempos sociais . Segundo os pesquisadores, "o objetivo das exposições de contratempos sociais é violar propositalmente as normas e os padrões sociais percebidos [da pessoa] para interromper o ciclo auto-reforçador de antecipação temerosa e subsequente uso de estratégias de prevenção".

"Como resultado, as pessoas são forçadas a reavaliar a ameaça percebida de uma situação social depois de experimentar que os contratempos sociais não levam às temidas conseqüências duradouras, irreversíveis e negativas".

Coloque de forma simples, proposital e repetidamente desajeitada em situações sociais, para aprender que mesmo alguns deslizamentos sociais não levarão à rejeição ou exclusão de grupos sociais. Afinal, todos são desajeitados e cometem erros ocasionalmente.

Alguém descreveu sua experiência de terapia social de percalços para ansiedade social, desta maneira, para o MNT : "[F] ou algum tempo, quando eu estava [...] fazendo terapia, meu terapeuta na época sugeriu que eu apenas 'experimentasse' o fracasso social e constrangimento. 

Isso me fez colocar-me em situações desconfortáveis em que, se eu algo que eu disse ou fez saiu errado, eu só iria 'ganhar' no final do dia, porque eu tinha acabado realizado um experimento que ninguém mais sabia Isso me devolveu algum controle sobre as situações que eu achava que estavam fora de meu controle. "

"Mas, no geral, o que mais ajudou foi o reconhecimento do fato de que a maioria das pessoas passa por [essas experiências] e estamos todos no mesmo barco", acrescentou.

3. Renomeie seus pensamentos

Outra estratégia de enfrentamento das formas sociais e outras formas de ansiedade é tentar reformular sua compreensão do estresse que você está enfrentando.

Por Maria Cohut Fato verificado por Paula Field - MedcalNewsToday

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